09 janeiro, 2018

ANTHERO, Adriano - ERROS JUDICIÁRIOS (romance). [Por]... Da Academia das Ciências de Lisboa. Pôrto, Imprensa Moderna, L.ᴰᴬ, 1933. In-8.º (18,5cm) de 167, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso romance "judiciário". Trata-se de uma edição de autor, e foi a última publicada em vida por Adriano Antero.
Livro muito valorizado pela sua dedicatória manuscrita a João Alberto de Sousa Vieira.
"O doutor Mário de Figueiredo, ou o doutor Mário, como geralmente lhe chamavam, tinha vindo tomar banhos às Caldas de Arêgos.
Era engenheiro e agrónomo, tendo obtido as maiores distinções nos seus cursos; e tinha paixão pela agricultura.
O aspecto agrário ou florestal, e mesmo agreste e montanhoso que fôsse, enchiam-no de enlêvo e encantamento; e apreciava devidamente a natureza nas duas espécies de beleza - a suavidade da païsagem e a rudeza da situação. Por isso, logo no terceiro dia, tratou de explorar os arredores; e foi assim que defrontou com a quinta do Cipreste."
(excerto do Cap. I, Primeiro êrro)
Adriano Antero de Sousa Pinto (1846-1934). Mais conhecido por Adriano Antero. Natural de Cárquere, Resende. Foi um escritor e conhecido advogado português. Tem obra jurídica e económica de relevo editada. Publicou ainda diversos romances, alguns de índole de histórica. Deputado em várias legislaturas, foi ainda professor de História Económica e Geografia no Instituto Industrial do Porto e Vice-presidente da Câmara do Porto, cidade onde viria a falecer em 1934.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas manchadas.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário