31 dezembro, 2017

FEYDEAU, Ernesto - MEMORIAS DE UMA MULHER BONITA. 3.ª edição. Lisboa, João Romano Torres & C.ª - Editores, [191-]. In-8.º (19cm) de 127, [1] p. ; B.
Romance levemente erótico, cuja acção decorre em Paris.
"Vou emprehender uma tarefa sem precedentes na historia das letras, a de mostrar completamente nua a alma de uma mulher; de expôr essa alma nas circumstancias mais graves, mais pungentes, mais delicadas e mais intimas. Com inteira independencia e a mais completa boa fé, vou descrever, sem nada disfarçar nem omittir, os incidentes de todas as especies pelos quais me vi forçada a passar, desde a edade em que a adlolescencia succede á infancia até áquella em que a natureza, por uma subita revolução, adverte a mulher de que está terminado na terra o seu papel activo. Para me desempenhar d'este encargo, para bem leval-o até o cabo, para dizer... TUDO porei de lado, calcarei aos pés se fôr preciso, as considerações mundanas, os preconceitos e as convenções que, de ordinario, são coisas de uma tão grande importancia para o meu sexo; esforçar-me-hei por não esquecer coisa alguma e por ser sincera. Não escrevo estas interessantes memorias para o publico; ignoro e nem curo mesmo de saber se ellas serão algum dia publicadas; não as escrevo senão para mim propria, com o unico fito de me distrahir, de reviver de alguma fórma ao escrevel-as. Posto que a minha existencia tenha sido desprovida de acontecimentos romanescos, e posto que se pareça, em alguns pormenores ao menos, com a de muitas outras mulheres, penso que poderá interessal-as a todas. Dar-me-hei por muito feliz se estas paginas em que ousarei dizer o que as pessoas do meu sexo costumam occultar com o maior cuidado a outrem, e ás vezes a si mesmas, tiverem o poder, graças á Providencia, de preservar das faltas em que incorri, dos trabalhos que tenho passado, algumas das mulheres que não recearem lel-as."
(excerto do Cap. I)
Ernest Feydeau (1821-1873 ). Escritor francês, natural de Paris, também conhecido por Ernest-Aimé Feydeau. Foi também arqueólogo, corrector e editor de jornais franceses.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos.
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário