27 dezembro, 2017

ROGERS, Francis M. - A HORTA DOS CABOS SUBMARINOS. Pelo Professor... da Universidade de Harvard. Horta, Delegação de Turismo da Horta, [1983]. In-8.º (20,5 cm) de [2], 45, [1] p. ; [1] mapa ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Curiosa monografia publicada por ocasião do 150.º Aniversário da Elevação da Horta a cidade.
Ilustrada no texto com inúmeras fotogravuras a p.b., e um mapa desdobrável em separado - "Mapa do Roteiro dos Cabos".
Com o aproximar do final do século XIX e com os progressos alcançados na tecnologia das comunicações por cabo submarino, a Horta, onde amarrou o primeiro cabo em 1893, transformou-se no espaço de poucos anos num verdadeiro centro de telecomunicações à escala mundial, ali se fixando companhias de nacionalidade inglesa, americana, alemã, francesa e italiana cuja presença, até final da década de Cinquenta do século XX, perdura nos conjuntos arquitectónicos por elas construídos para instalações técnicas e residenciais e que constituem verdadeiros marcos na paisagem urbana da Horta."
(Fonte: http://www.fcsh.unl.pt/cham/eve/content.php?printconceito=997)
"Há centenas de anos que a Horta é conhecida pelo seu abrigado porto que, de todos os existentes nas ilhas do Atlântico, é o que mais próximo se encontra do meio caminho entre a Europa e a América do Norte. A 32º32'N E 28º32'W. [...]
Os antigos cabos telegráficos eram estendidos entre estações intermédias relativamente próximas umas das outras visto os cabos, tal como os aviões e barcos a vapor da altura, serem, em termos relativos, de curto alcance. A Horta, graças à sua localização favorável, foi aproveitada no início de 1900 não só como estação intermédia, mas também como ponto de permuta de cabogramas transatlânticos.
A primeira companhia de cabos a actuar na ilha foi a companhia inglesa Europe & Azores Telegraph Co., fundada em 1893 para operar o cabo instalado nesse ano entre os Açores e Portugal Continental e proprietária da concessão original outorgada pelo Governo português."
(Excerto de A Horta e Apogeu dos cabos submarinos)
Matérias:
 - A Horta. - Apogeu dos cabos submarinos. - A Família Dabney. - Os Hickling e os Websters. - O Dabney deixam o Faial. - Declínio dos cabos e início do correio aéreo. - As ilhas do Atlântico e as telecomunicações modernas. - Roteiro dos cabos. - Notas. - Ao leitor.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa com vinco no canto inferior dto.
Invulgar e muito interessante.
Com interesse regional e para a história das telecomunicações.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário