01 dezembro, 2017

MAÇARICO, Luís Filipe - COM O MUNDO NOS PUNHOS: elementos para uma biografia de José Santa "Camarão". Prefácio: Vereador Pedro Feist. Lisboa, Câmara Municipal - Desporto, 2003. In-8.º (22 cm) de 182, [2] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Biografia do famoso boxeur português que combateu em palcos nacionais e internacionais nos anos 20 e 30 do século passado.
José Soares Santa Camarão (Ovar, 1902 - 1968). "Pugilista da categoria de Pesos-pesados. Considerado o melhor pugilista português de sempre, media 2,02 metros, pesava 115 quilos e calçava o 49,5, pelo que tudo o que vestia e calçava tinha de ser feito por encomenda. Cedo se fez fragateiro, por obrigação do pai, tornando-se mais corpulento, característica que se impunha na faina do mar. Até que, um dia, faltou um lutador de boxe no Coliseu dos Recreios e o empresário Manuel Grilo preparou-o para combater, naquele que seria o início de uma carreira fulgurante. Convencido por Alexandre Cal, do Porto, deixou as fragatas em 1921 para se sagrar campeão de Portugal em todas as categorias, em 1925. Em nove anos de carreira desportiva - entre Abril de 1925 e Novembro de 1934, altura em que abandonou os ringues -, Santa Camarão competiu na Alemanha, Inglaterra, Brasil, França, Itália e Espanha, disputando um total de 97 combates oficiais de pesos-pesados, com 70 vitórias, três empates e 19 derrotas. Em 1930 viajou para os Estados Unidos, pátria do boxe, onde passou a ser conhecido como o "Homem Montanha de Portugal". Ainda pelos anos 30, o cinema imortalizou-o, lutando com os campeões do Mundo Max Bauer e Primo Carnera no célebre filme "Amor e Boxe/Liebe im Ring", sobre a vida do primeiro daqueles gigantes do ringue. Em 1934, regressou a Ovar, onde passou o resto dos seus dias vivendo dos rendimentos de uns prédios comprara no Porto, provenientes do que ganhou no boxe."
(fonte: jogos.centenariorepublica.pt)
"Mais conhecido por Santa "Camarão", terá começado a ajudar o pai nas fainas do Tejo, ainda adolescente, deixando-se mais tarde envolver pelo boxe, actividade que lhe traria a celebridade e o reconhecimento internacional.
Sagrando-se quase sempre vencedor, Santa "Camarão" é ainda hoje uma referência fundamental para todos aqueles que seguem e que se apaixonam pela vida desportiva. A determinação, a bravura, a coragem, a perseverança de Santa "Camarão", fizeram deste português um grande de Portugal, e inspiraram, e continuam a inspirar o imaginário de milhares de desportistas, amadores e profissionais..."
(Excerto do prefácio)
Índice:
Prefácio. 1. Introdução. 2. A infância de José Soares Santa Camarão. 3. Fragateiro em Lisboa. 4. A compleição física e a incursão na luta livre. 5. Do convés ao ringue. 6. Folhetim Brasileiro. 7. Cinema na Alemanha. 8. O "Big" felow no Eldorado. 9. Regresso a Portugal e último combate. 10. A figura de Santa "Camarão" no imaginário popular. 11. Retorno a Ovar. 12. Amizades. convívios e... carnavais! 13. A velhice e a morte. 14. A memória dos ovarenses. 15. Considerações finais. Bibliografia. Agradecimentos.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Esgotado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário