23 dezembro, 2017

AURORA, Conde d' - BRASIL : ida e volta. Porto, Livraria Simões Lopes, [s.d.]. In-8.º (21,5cm) de 109 p. ; [22] f. il. ; B.
1.ª edição.

Ilustrada com fotogravuras intercaladas no texto.
"Esta dor e ainda a alegria, Deus louvado, de ter sentido pulsar como aquém-Atlântico, como no mais puro e recôndito e tradicional rincão da terra portuguesa, ter sentido pulsar, sincrónico, em uníssono, em todo o imenso Brasil - o coração português! Deus louvado!

(excerto do texto) 
José António Maria Francisco Xavier de Sá Pereira Coutinho, 2.º Conde de Aurora (Ponte de Lima, 29 de Abril de 1896 - Ponte de Lima, 3 de Maio de 1969). Escritor português. "Em 1919, por ocasião da Monarquia do Norte, partiu para o exílio tendo vivido em Espanha, no Brasil e Argentina. Em 1921, fundou o periódico “Pregão Real”. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e foi juiz do Tribunal do Trabalho. A sua obra reparte-se por vários géneros literários, caracterizando-se pela defesa dos valores culturais tradicionais dentro dos moldes estéticos do realismo, na senda de Eça de Queirós. Marcadamente nacionalista e claramente crítico em relação à Primeira República, o Conde d’Aurora dedicou ao Minho – aqui entendido como a região de Entre-o-Douro-e-Minho – grande parte da sua obra literária."
(fonte: http://bloguedominho.blogs.sapo.pt/119202.html)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário