24 dezembro, 2017

REGULAMENTO DE CAMUFLAGEM. Título I. Princípios Básicos da Camuflagem - INSPECÇÃO DE TROPAS DE SAPADORES. [S.l.], [s.n. - Composto e impresso na Tipografia da E. P. I., Mafra], [1960?]. In-8.º (22cm) de 63, [5] p. ; [5+1] f. il. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
«A doutrina dêste Regulamento foi aprovada, a título experimental, por Sua Ex.ª o Chefe do Estado Maior do Exército, em 22/12/959.» (Carimbo oleográfico na f. rosto)
Interessante manual de camuflagem para uso militar, por certo, com tiragem reduzida.
Livro muito ilustrado no texto e em separado, com desenhos e fotografias a p.b. e a cores, exemplificando inúmeras situações de camuflagem, incluindo um croquis - "camuflagem com simulação» - onde mostra como dissimular instalações militares de alguma dimensão utilizando para o efeito a sobreposição de dois desenhos esquemáticos.
"O conhecimento e o emprego criterioso dos Princípios e Regras de Camuflagem é indispensável em todos os escalões das Armas e Serviços.
Quem, por ignorância ou errada noção do valor militar da Camuflagem, a despreze ou não saiba empregar comete uma falta muito grave e pode ser responsável por alguns insucessos pois prejudica a acção das tropas amigas com as facilidades que oferece ao adversário.
A Camuflagem contribue para o cumprimento das missões de todas as armas e serviços e é exequível em todas as situações.
É dever de todo o combatente contrariar a colheita de Informações pelo adversário. Uma das principais fontes de informação é a observação visual (directa ou por fotografias, terrestre ou aérea). Com a camuflagem pretende-se contrariar essa observação.
Só uma instrução muito cuidada e intensiva conduzirá o pessoal ao emprego permanente da camuflagem.
O valor de qualquer objectido depois de referenciado é pequeno ou até nulo; com a camuflagem pretende-se evitar a sua referenciação.
Todas as operações devem ser preparadas e conduzidas com o maior sigilo; tal só é possível com a camuflagem de pessoal, posições, obras e depósitos, com uma disciplina rigorosa em todos os movimentos e estacionamentos, com um criterioso emprego de itinerários, horas de circulação, escolha de posições, etc."
(Excerto da introdução)
Índice:
Introdução. I - Generalidades: 1. Definição; 2. Importância da camuflagem; 3. Deveres e responsabilidades; 4. Unidades especiais de camuflagem; 5. Classificação da camuflagem. II - O problema da observação: 6. Meios de observação; 7. Elementos de identificação; 8. Possibilidades e condicionamentos da observação visual, aérea e sonora. III - O problema da camuflagem: 9. Objectivo, panorama, indício; 10. Princípios básicos da camuflagem. IV - Ocultação, mascaramento e dissimulação: Secção I. Emprego dos meios naturais; Secção II. Emprego dos meios artificiais; Secção III. Redução do contraste de cores e de rugosidades superficiais; Secção IV. Alteração e enquadramento da forma no ambiente local. V - Simulação. VI - Factores geográficos e climatológicos que afectam a camuflagem.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário