18 dezembro, 2017

GUIMARÃES, Oliveira (Abbade de Tagilde) - GUIMARÃES E SANTO ANTONIO. Publicação commemorativa do 7.º centenario. Guimarães, Editores - Freitas & C.ª, 1895. In-8.º (19cm) de 203, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Importante monografia sobre a presença de Santo António no concelho de Guimarães.
"Guimarães, onde sob a invocação de Santo Antonio dos Milagres se venera uma das imagens, que a devoção piedosa tem aureolado de justificado renome e onde existem familias em cujas veias, parece, gira o mesmo sangue do santo, não deve ficar, nem fica, indifferente á celebração do setimo centenario natalicio do thaumaturgo portuguez. [...]
Esta publicação, em que aproveitei dos materiaes, que tenho reunido para a historia d'este concelho, as notas referentes a Santo Antonio, tem por fim fornecer o meu contingente, embora de somenos valor, para a solemnisação da festa nacional do benemerito santo, que tão grandemente nobilitou a região e a patria."
(Excerto da introdução, Ao leitor)
Indice:
Ao leitor. Do Convento de Santo Antonio da villa de Guimarães. Capellas de Santo Antonio. Altares de Santo Antonio. Irmandades de Santo Antonio. Noticias diversas. Appendice.
João Gomes de Oliveira Guimarães (Mascotelos, 29 de Dezembro de 1853 - Tagilde, 20 de Abril de 1912). "Mais conhecido por abade de Tagilde, foi um sacerdote católico, político e historiador português. Foi um dos pioneiros em Portugal dos estudos de história local e um dos principais especialistas portugueses em diplomática e epigrafia. Foi candidato a deputado, presidente da Câmara Municipal de Guimarães e regedor da Paróquia de São Salvador de Tagilde. Foi organizador da colectânea de documentos históricos Vimaranis Monumenta Historica e sócio distinto da Sociedade Martins Sarmento."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar brochado, por aparar, em bom estado geral de conservação. Lombada e capas frágeis com defeitos e pequenas falhas de papel nas margens e nos cantos. Pequena mancha de tinta à cabeça, atinge as primeiras páginas do livro até se desvanecer.
Raro.
Com interesse histórico e regional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário