22 dezembro, 2017

KELLER, Werner - HISTÓRIA DO POVO JUDEU. Da Destruição do Templo ao Novo Estado de Israel. Alfragide, Tertúlia do Livro : Galeria Panorama, [197-]. In-4.º (23cm) de [10], 536, [2] p. ; [62] p. il. ; il. ; E.
1.ª edição.
Importante monografia sobre a história judaica - desde os seus primórdios até à criação do Estado de Israel. Trata-se talvez do estudo mais completo que sobre este assunto se publicou entre nós.
Livro ilustrado no texto e em separado com inúmeras fotogravuras a p.b.
"Em 1843 o francês Paul Émile Botta tropeçou casualmente com a porta que dava entrada ao mundo histórico do Antigo Testamento: em Khorsabad descobriu os baixos-relevos do rei assírio Sargão II, o rei que tinha exilado as dez tribos de Israel, que desapareceram sem deixar rasto. Todavia foi preciso um século inteiro de incansável espírito de investigação e de enormes trabalhos de escavação, que removeram completamente o solo antiquíssimo do Egipto e do Próximo Oriente, para que dos documentos e monumentos trazidos à luz do dia começasse a desenhar-se em largos traços o impressionante panorama histórico de dois mil anos de história do povo de Israel. [...]
Nenhum outro povo sofreu uma história como a dos descendentes do povo bíblico na sua dispersão. O cenário do curso seguido pelo seu destino é a Terra inteira, do Próximo Oriente, do Egipto e da África até à Europa e América, assim como até à Índia e à China. Tal como na era bíblica, depois da sua expulsão da terra dos patriarcas, quando a sua «casa de serviço» era o mundo inteiro, o povo judeu teve de sofrer as mais duras provas. Somente algumas escassas horas felizes interrompem as épocas da mais profunda dor. Porém, apesar de todos os sofrimentos e misérias, sem Estado nem território próprio, sem protecção, sem poder e sem justiça, este povo resiste a todos os tormentos e catástrofes, firme na sua fé em Deus, que nem as ameaças de morte conseguem debilitar. E sobrevive a tudo. Desprezado e perseguido, no decorrer dos séculos, dá aos outros povos as sua contribuições e rendimentos culturais. Poderia imaginar-se o Islão sem Israel? Não proveio de Jesus Cristo? E a cultura actual não procede de um Spinoza, Marx, Freud e Einstein?
É a história de um povo fora do comum, a que nenhum outro na Terra se pode comparar. Envolto num profundo segredo divino, figura entre os grandes mistérios do processo histórico. Embora Deus se haja manifestado a este povo, a sua existência actual, após largo período das perseguições mais terríveis, é o seu maior milagre. Com a sua dispersão de dois mil anos cumpriu-se exactamente e de uma forma desconcertante uma profecia bíblica feita três mil anos antes no quinto livro de Moisés, o «Deuteronómio»."
(Excerto da introdução)
Índice:
Introdução. Prólogo. Profecia e Época Bíblica. Fins da História do Oriente. I - Sob o domínio de Roma. II - Quando o Templo estava destruído. III - O inferno da Idade Média. IV - A caminho do obscurantismo. V - O ocaso do «Ghetto». VI - Catástrofe e Solução Final. Na antiga pátria. Israel: o Novo Estado.
Encadernação editorial inteira de tela em amarelo, com letras e símbolos gravados a negro.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário