19 dezembro, 2017

COOPER, Fenimore - O CORSARIO VERMELHO. Por... Traducção de J. L. R. T. Lisboa, Typ. Lisbonense de Aguiar Vianna, 1856. 3 vols in-8.º (19cm) de 158, [2] f. il. (I), 151, [1] p. ; [2] f. il. (II), 207, [1] p. ; [2] f. il. ; E. Bibliotheca Universal : Romances de Fenimore Cooper
1.ª edição.
Romance marítimo do notável novelista americano James Fenimore Cooper. Trata-se da versão primitiva vertida para português que não se encontra referenciada na Biblioteca Nacional (nem noutras fontes bibiográficas em língua portuguesa). A edição mais antiga recenseada na BNP data de 1868 (1 vol.).
Ilustrado com 6 bonitas estampas intercaladas no texto (duas por volume).
"Basta estar familiarisado com o movimento e actividade de uma cidade de commercio na America para reconhecer quanto Rhode-Island perdeu da sua importancia. Seria difficil hoje duvidar que Newport, a principal cidade d'esta ilha, teve o primeiro logar entreos portos das nossas vastas costas, porque a natureza havia sido prodiga para com ella dando-lhe porto commodo, ancoradouro seguro e uma bahia magnifica, o que tudo parecia destinal-a a recebêr armadas, e a crear uma raça de marinheiros destemidos e experimentados; mas bem depressa outras cidades rivaes que se foram alevantando, vieram paralisar o desinvolvimento da capital de Rhode-Island. [...]
Em os primeiros dias do mez de octubro de 1759, a alegria e a tristeza preoccupavam os animos dos habitantes de Newport, e das demais cidades da America: Quebec, capital do Canadá, acabava de ser tomada pelos inglezes; mas o general Wolf havia incontrado a morte juncto ás muralhas d'esta fortaleza.
O dia em que começa a nossa narração tinha sido destinado para celebrar a victoria ganha pelas tropas reaes; havia como em todos os outros dias de regosijos, principiado ao som dos sinos e ao estrepito do canhão, e a população tinha-se espalhado pela cidade com o proposito firme de se divirtir, intenção que é quasi sempre um obstaculo ao verdadeiro prazêr."
(Excerto do Cap. I)
James Fenimore Cooper (1789-1851). Foi um prolífico e popular escritor americano da primeira metade do século XIX. Os seus romances históricos incidiram, sobretudo, sobre questões de fronteiras no início da colonização americana, e sobre a vida dos índios, e o seu permanente confronto com os colonos. A sua obra foi percursora nos Estados Unidos neste género literário. Viveu a maior parte de sua vida numa propriedade da família, em Cooperstown, Nova York, que foi fundada por seu pai William. Durante três anos frequentou a Universidade de Yale, tendo sido expulso por mau comportamento. Antes de enveredar pela carreira de escritor serviu na Marinha dos EUA, escola de vida que viria a influenciar muitas das suas histórias e outras produções. O romance que o tornou conhecido foi The Spy  (O Espião), publicado em 1821. Escreveu ainda romances marítimos com assinalável sucesso. A sua obra de referência seria The Last of the Mohicans (O Último dos Moicanos).
Encadernação cartonada da época lisa em meia de pele. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Cansado. Lombada com defeitos.
Muito raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário