01 agosto, 2017

ROSMANINHO, Nuno - ANADIA DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA (1910-1926) : o poder local. Anadia, Edição da Casa Rodrigues Lapa : Patrocínio da Câmara Municipal de Anadia, 1993. In-4.º (23cm) de 253, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
Livro ilustrado no texto com quadros, gráficos, tabelas, mapas e fotografias a p.b., algumas em página inteira.
"Decidimos estudar a Primeira República (1910-1926). E, dentro deste período, tendo em conta as fontes disponíveis, incidimos a análise sobre o poder local. Começámos por observar a consistência e historicidade do concelho de Anadia e a sua integração regional, delineando depois, nos trêcapítulos finais, os limites em que o poder local se inseriu durante este período: a luta entre monárquicos e republicanos; as vicissitudes de implantação do novo regime; o absentismo e a instabilidade administrativa; as relações com o poder central; a manifestação de uma ideologia coerente em relação a aspectos diversos, como ordem, progresso, liberdade, mendicidade, instrução pública, desenvolvimento, etc.; as dificuldades económicas. [...]
Ao estudarmos o poder local em Anadia, quisemos, mais simplesmente, equacionar as linhas de oposição, ideológica e prática, entre monárquicos e republicanos e verificar, na recepção à ditadura militar instaurada pelo golpe de 28 de Maio de 1926, a apreciação feita aos dezasseis anos de República."
(excerto da introdução)
Nuno Rosmaninho (n. 1964). "É professor auxiliar com agregação do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, para onde entrou como assistente estagiário em 1991. Licenciado em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1987), onde também realizou o mestrado em História Contemporânea de Portugal, com tese intitulada Historiografia Artística Portuguesa: De Raczynski ao dealbar do Estado Novo (1993), e o doutoramento, intitulado O Poder da Arte. O Estado Novo e a Cidade Universitária de Coimbra (2002), publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra em 2006."
(fonte: http://www.ua.pt/cllc/page/21074)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico e regional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário