27 agosto, 2017

AMZALAK, Moses Bensabat - O BANCO DE LISBOA. Lisboa, Instituto Superior de Comércio de Lisboa : Museu Comercial - Oficinas da secção de publicidade, 1919. In-8.º (22,5cm) de 58, [2] p. ; [2] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Monografia histórica sobre o Banco de Lisboa, primeira instituição bancária em Portugal, que daria origem ao Banco de Portugal.
Impressa em papel de superior qualidade, e ilustrada no texto com tabelas e quadros, e em separado, com duas folhas desdobráveis.
Livro muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"O Banco de Lisboa (1821-1846) foi instituído por Carta de Lei de 31 de Dezembro de 1821, como banco comercial e banco emissor, gozando do privilégio de exclusividade, durante 20 anos, da faculdade de emissão de notas. Este privilégio foi confirmado por Carta de Lei de 7 de Junho de 1824. Estava autorizado a fazer as seguintes operações: descontar letras de câmbio e outros papéis de crédito; emprestar sobre penhores e hipotecas; comprar e vender papel-moeda, outros papéis de crédito, ouro e prata; aceitar depósitos, à ordem ou a prazo, de dinheiro de particulares.
Durante o ano de 1822 foram publicados o Regulamento do Banco de Lisboa (25 de Junho) e o regulamento interno (21 de Dezembro).

Nas suas funções emissoras de papel-moeda, o Banco de Lisboa produziu algumas das primeiras notas que circularam em Portugal. As notas, de grande valor estético, foram desenhadas pelo pintor Domingos Sequeira, que era accionista do Banco, e impressas em papel fornecido pela Fábrica de Alenquer, passando depois a ser comprado em Inglaterra.
No ano de 1825 foi aberta uma filial na cidade do Porto.
Por Decreto de 19 de Novembro de 1846 a Companhia Confiança Nacional foi integrada no Banco de Lisboa, passando este a designar-se Banco de Portugal."

(fonte: www.aatt.org)
Índice:
I - Os antecedentes. II - A fundação do Banco. III - A sua organização. IV - 1822-1840. V - Bibliografia.
Moses Bensabat Amzalak (1892-1978). "Professor de Economia e Reitor da Universidade Técnica de Lisboa. Publicou mais de trezentos trabalhos. Presidente da Academia das Ciências de Lisboa e da Associação Comercial de Lisboa. Administrador do jornal O Século e da SACOR. Presidente da Comunidade Israelita de Lisboa (1927-78). Recebeu a Legião de Honra francesa e também a Ordem do Império Britânico."
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas escurecidas.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário