07 agosto, 2017

FARO, José de Sousa e - POSIÇÕES ESTRATEGICAS DE PORTUGAL. Sua importancia para um bloqueio do Atlantico. 1.ª parte - Logistica de posições estrategicas. 2.ª parte - Bazes navaes da Horta e de S. Vicente da Cabo Verde. 3.ª parte - Conclusão. [Por]... Capitão de Mar e guerra de Marinha. Lisboa, Tipog. e Papel. Carmona, 1930. In-8.º (19cm) de [2], 59, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo para um eventual sistema português de defesa do Atlântico.
"Fazer a critica de operações navaes de grande vulto é uma tarefa difícil, porque na guerra moderna do mar geralmente muito á mercê das causas imprevistas, são alterados de um momento para o outro e quasi abruptamente, planos estratégicos préviamente bem para o fim capital de realisar objectivos necessarios. [...]
O presente trabalho visa a pôr em foco a situação geográfica excelente de Portugal e das suas ilhas adjacentes, como exemplo advindo da grande guerra que veio exaltar a grande vantagem das posições navaes transformadas em bazes de operações, para a efectivação de um bloqueio a distancia vigilante o mais possível e com o menor risco para as unidades de combate.
É um valor incontestavel que a nossa nação possue por esse Atlantico com essas posições, quaes sentinelas que se podem tornar vigilantes quando seja possível reivindicar para a nossa Marinha de guerra o direito de preparar ali magnificas bazes para cobrir as operações a efectuar em defensiva estratégica, com o fim de assegurar o transito de comunicações maritimas em qualquer emergencia."
(excerto da introdução)
José Dionísio Carneiro de Sousa e Faro GOC • GOA • GCA (São Tomé, Colónia de São Tomé e Príncipe, 10 de março de 1868 - Lisboa, 25 de junho de 1962) foi um administrador colonial português. Exerceu o cargo de governador-geral da Colónia de Angola entre 1930 e 1931, tendo sido antecedido por Bento Esteves Roma e sucedido por Eduardo Ferreira Viana. Condecorações - Ordens honoríficas portuguesas: Grande-Oficial da Ordem Militar de Avis (11 de Março de 1919); Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis (12 de Dezembro de 1930); Grande-Oficial da Ordem Militar de Cristo (9 de Maio de 1934); Ordens honoríficas estrangeiras: Grande-Oficial da Ordem da Estrela de Anjouan de França (9 de Janeiro de 1933); Grã-Cruz da Ordem da Coroa da Bélgica (9 de Janeiro de 1933)."
(fonte: wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas cansadas; lombada apresenta restauro.
Raro.
Com interesse histórico e estratégico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário