29 agosto, 2017

REGULAMENTO GERAL DO SERVIÇO DO EXÉRCITO. Aprovado dor decreto de 6 de Junho de 1914 - SECRETARIA DA GUERRA : Repartição do Gabinete. Lisboa, Imprensa Nacional de Lisboa, 1914 [capa, 1915]. In-4.º (24cm) de 406 p. ; il. ; B.
1.ª  edição.
Regulamento do Exército, aprovado e publicado pouco antes do deflagrar da 1.ª Guerra Mundial.
Ilustrado com inúmeros quadros em folhas desdobráveis.
"Usando da faculdade que me confere o artigo 47.º da Constituição Política da Republica Portuguesa: hei por bem, sob proposta do Ministro da Guerra, aprovar e mandar pôr em execução a partir de 1 de Agosto próximo futuro o Regulamento geral do serviço do exército, cujas diferentes partes serão sucessivamente publicadas, e compreenderão os seguintes assuntos:
Primeira parte. - Missão, composição e fraccionamento do exército metropolitano. Segunda parte. - Serviço interno das unidades. Terceira parte. - Serviço exterior e guardas de polícia. Quarta parte. - Organização das secretarias e arquivos; escrituração regimental. Quinta parte. - Continências e honras militares. Sexta parte. - Encorporação dos recrutas; licenciamento e convocação de militares; atribuições e deveres das autoridades civis. Sétima parte. - Sinais e toques de clarim e cornetas.
[...]
O Ministro da Guerra assim o tenha entendido e faça executar. Paços do Govêrno da República, em 6 de Junho de 1914 = Manuel de Arriaga = António Júlio da Costa Pereira de Eça."
(excerto do Decreto)
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Capas em mau estado, bem como as primeiras e derradeiras folhas do livro, que se encontram soltas e com falhas de papel. Pelo interesse e raridade a justificar restauro.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário