26 agosto, 2017

SOARES, José Pinheiro de Freitas - MEMORIA SOBRE A PREFERENCIA DO LEITE DE VACCAS AO LEITE DE CABRAS PARA O SUSTENTO DAS CRIANÇAS, principalmente nas Grandes Casas dos Expostos; e sobre algumas outras materias, que dizem respeito á criação delles. Por... Correspondente do Numero da Academia Real das Sciencias; e publicada de ordem da mesma Academia. Lisboa, Na Typographia da Academia, 1812. Com licença de S. A. R. In-8.º (21,5cm) de 63, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso trabalho sobre as Casas de Expostos, e a necessidade de introduzir o leite de vaca na alimentação das crianças.
"Como no Congresso dos Professores de Medicina, que a Excellentissima Meza da Misericordia desta Cidade de Lisboa fez convocar em 22 de Junho do corrente anno de 1812, se procedesse a Votos sobre os differentes Quesitos, que a mesma Excellentissima Meza então propôz, a fim de se evitar o excessivo número de mortes dos Recem-nascidos, que são conduzidos á Casa dos Expostos: e como hum dos Quesitos versasse ácerca da substituição alimentaria, que se podesse fazer ao Leite de peito, sem algum prejuizo da saude destas desgraçadas victimas, visto não haver hum sufficiente numero de Amas para os amammentar; e sobre este objecto me agradasse preferir o Leite de vaccas ao Leite de cabras, que já estava em uso: julguei faria hum serviço á Humanidade, em publicar os fundamentos, que esclarecem esta minha opinião; reduzindo-os a hum plano de Educação Fysica, para se poder usar nas Casas de Expostos, em quanto se não tomem medidas mais vantajosas para a segurança da vida destes infelices filhos da Patria, como vão lembradas no ultimo Artigo desta Memoria."
(Advertência)
José Pinheiro de Freitas Soares (1769-1831). Foi um médico português com obra publicada no domínio da saúde pública.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas da época, cansadas, com defeitos; lombada com falhas de papel. Parte das páginas apresentam carimbo de "40 reis" com o escudo de Portugal encimado por coroa real e a divisa "Cauza Publica".
Raro.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário