22 agosto, 2017

SILVA, António Marques da - UM PEQUENO HERÓI. O Dóri dos Bancos : Bote dos Bacalhoeiros. [Pelo]... Capitão da Marinha Mercante. [Prefácio de Ferdinando Oliveira Martins, Capitão de Fragata, Ref.]. Lisboa, Comissão Cultural da Marinha : Edições Culturais da Marinha, 2004. In-4.º (24 cm) de 202, [2] p. ; [1] f. desd. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Tiragem: 1000 exemplares.
Monografia bilíngue (português/inglês) do pequeno barco, fiel companheiro dos pescadores de bacalhau à linha nos longínquos bancos do Atlântico Norte.
Muito ilustrada no texto com desenhos e fotografias a p. b. e a cores, e em separado, com um desdobrável contendo o desenho de um dory, escala 1/10.
"O autor apresenta-nos o dóri como o herói desde a sua "nascença", mas que ao longo das páginas deste livro se vai "humanizando" desde a entrada a bordo e, principalmente, depois do sorteio a partir do qual se forma um "sistema" homem-dóri, conjunto que se mantém para toda a campanha. [...]
O capítulo III, "Um Modelo do Dóri dos Bancos", é um tratado de modelismo. Não só pela descrição de como é feito, como pelo rigor de execução e pela finura dos acabamentos."
(Excerto do prefácio)
Matérias:
I - A Construção dos dóris dos bancos. II - Utilização dos dóris a bordo. III - Um modelo de dóri dos bancos.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Esgotado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário