08 novembro, 2016

SPERRY, Dr. Lyman B. - PALESTRAS CONFIDENCIAIS COM OS RAPAZES. Tradução de Américo Vespucio Cabral. 3.ª edição prefaciada pelo Prof. Alfredo da Silva. Lisboa, Livraria Evangélica, [1923]. In-8.º (18cm) de 150, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição portuguesa.
Curioso trabalho sobre a sexualidade precoce. Ilustrado com desenhos esquemáticos no texto.
"A publicação desta obra correspondeu a uma verdadeira necessidade para Portugal, onde nada havia sobre tão importante assunto. [...]
Quem estudar a fundo as causas do depauperamento da raça portugueza ha de chegar depressa à conclusão que uma das principais, se não a principal, é, pelo menos nos homens, o abuso das funções sexuais.
A imoralidade é o nosso vício nacional. É ela, principalmente, que faz com que muitos rapazes entrem já gastos na vida, sem energia, sem vigor, incapazes para o estudo e para o trabalho.
A maior parte dos nossos rapazes são já velhos aos vinte anos, e muitos nem lá chegam, ou entram nêles, por hereditariedade ou culpa propria, já inutilisados para toda a vida por qualquer dessas terríveis doenças aliadas do vício. [...]
Eis a historia e razão desta edição, que é dedicada à mocidade portugueza no intuito patriótico de a prevenir contra os perigos a que está sujeita e de a ajudar a ser viril pela saude e nobre pela virilidade inteligente."
(excerto do prefácio à edição portuguesa)
Índice:
Prefácio da 3.ª edição portugueza. Prefácio do autor.
I - Introdução. II - A Significação do Sexo. III - A Reprodução das Plantas. IV - A Multiplicação das Ostras e dos Peixes. V - A Propagação dos Insectos e das Aves. VI - A Perpetuação dos Mamíferos. VII - Os Orgãos Reprodutores do Homem. VIII - A Época da Puberdade. IX - Precocidade Sexual e o Abuso de Si-mesmo. X - Perdas Seminais. XI - Espermatorrea, ou Fraqueza Seminal. XII - A Prostituição. XIII - Doenças Venéreas. XIV - O Charlatanismo e as suas Vítimas. XV - A Bexiga e o Recto. XVI - Estimulantes e Narcóticos. XVII - Descanço e Sôno. XVIII - Diversões e Recreio. XIX - Conclusão.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Falha de papel no cantos inferior esq., junto da lombada. Miolo em bom estado; páginas com manchas de oxidação.
Invulgar e muito curioso.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário