13 novembro, 2016

GRAÇA, Mário Quartin - CULTURA, URBANISMO, MUNICÍPIO. O caso de Lisboa. Separata da Revista Municipal : N.os 136-137. Lisboa, [s.n. - Composto e impresso nos Serviços Gráficos da Liga dos Combatentes], 19973. In-4.º grd. (29cm) de 18, [2] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição independente.
Comunicação apresentada ao I Congresso da Acção Nacional Popular : Tomar, 3 a 6 de Maio de 1973.
Livro impresso na sua totalidade sobre papel couché, muito ilustrado com fotos a p.b.
"Quaisquer que sejam o modelo de ordenamento urbanístico adoptado ou a ética, a economia e a política que estejam na base de um plano de urbanização, de que constituem fundamento necessário e suficiente, as quatro funções humanas fundamentais comummente consideradas pelos urbanistas são o «habitat», o trabalho, a cultura e os tempos livres ou, na definição da Carta de Atenas, habitar, trabalhar, circular e cultivar o corpo e o espírito."
(excerto do Cap. I, O equipamento cultural nos planos urbanísticos)
"Justificada a necessidade de um equipamento cultural urbano, a que Le Corbusier chama «os utensílios dos lazeres espirituais», constituídos por bibliotecas, teatros, centros culturais, salas de concertos e conferências, galerias de exposições, museus, etc., etc., perguntamos o que no nosso país se passa nesta matéria desde que ao urbanismo, ao planeamento urbano, foi conferido «direitos de cidade», pois não se ignora que se trata de uma aquisição recente ao serviço do bem-estar da humanidade..."
(excerto do Cap. I, O caso português)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário