06 novembro, 2016

OS TANKS : publicada pelo Bureau da Imprensa Britanica em Lisboa. Lisboa, Typographia do Annuario Commercial, 1917. In-8.º (18cm) de 12 p. (inc. capas). Série de Notas sobre a Guerra, N.º 83
1.ª edição.
Curioso opúsculo de propaganda britânica sobre os carros de assalto, arma-novidade da Grande Guerra. Descrição dos Tanques e algumas das suas peripécias em combate, aproveitando o Serviço de Propaganda Britânico para caricaturar o esforço alemão em espiar e desenvolver esta arma. Inclui a lista de "alcunhas" utilizadas para baptizar o engenho, e a história que está por trás do nome Tank.
"Qual é a maquina de guerra a mais engenhosa e ao mesmo tempo a mais eficaz que se tem produzido até hoje? Provavelmente os peritos em geral, á excepção dos alemães, dirão que é o Tank fabricado em Inglaterra e inventado por inglezes.
O alemão nunca o poderia ter ideado porque lhe falta em absoluto a bossa humoristica. A idéa do tank só podia nascer no cerebro dum homem que vê em tudo um lado extravagante e que depois o construiu na firme convicção que havia de servir um dia para inspirar terror ao soldado alemão.
A aparencia do tank é tudo quanto ha de mais absurdo. É um objecto monstruoso, desastrado, impossivel. Ao fazer a sua entrada no front Ocidental, o exercito Britanico extorceu-se de riso; e quando pela primeira vez o exercito alemão o enxergou, os soldados pediram misericordia e fugiram espavoridos."
(excerto de Os Tanks, Como tratam o exercito alemão)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário