18 novembro, 2016

MATTA, J. Caeiro da - DUAS PALAVRAS SÔBRE A SITUAÇÃO INTERNACIONAL. Na sessão de inauguração do II Congresso da União Nacional, em 25 de Maio de 1944. In-4.º (26 cm) de 31, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Muito valorizada pela dedicatória autógrafa do Prof. Caeiro da Matta ao Prof. Luís Cabral de Moncada.
"Hoje reconhecemos todos que os velhos princípios sôbre os quais se construíra a vida dos povos foram preteridos, e que o continente europeu, que foi durante tantos séculos a luz e a consciência do mundo, tem de proceder à revisão da sua estrutura: e reconhecemos também que a Europa de hoje já não pode pretender ao carácter universal que teve no século findo: ela é, agora, simplesmente um continente entre os outros e já não beneficia de nenhuma vantagem de posição. Neste mesmo momento, a Europa em guerra já não é senão o primeiro campo de batalha de um conflito mundial que se estende muito além das suas fronteiras e muito além dos seus problemas históricos."
(Excerto do discurso)
José Caeiro da Matta  (1883-1963). “Professor de direito. Membro da Academia das Ciências, Presidente da Academia Portuguesa da História. Diplomata, chegando a embaixador junto do regime de Vichy. Reitor da Universidade de Lisboa. Ministro dos negócios estrangeiros de 11 de Abril de 1933 a 27 de Março de 1935. Ministro da educação nacional de 6 de Setembro de 1944 a 4 de Fevereiro de 1947. Volta à pasta dos negócios estrangeiros de 4 de Fevereiro de 1947 a 2 de Agosto de 1950. Presidente da Comissão para as Comemorações Henriquinas, de 1960.
(Fonte: http://maltez.info/respublica/portugalpolitico/classepolitica/mattacaeiroda.htm)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Pequena falha de papel no canto inferior dto da capa.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário