02 novembro, 2016

CEREJEIRA, Dr. Manuel Gonçalves - DISCURSO pronunciado na sala dos Capelos da Universidade de Coimbra, em o dia 28 de Maio de 1922, pelo Professor da Faculdade de Letras Dr. Manuel Gonçalves Cerejeira, no acto de se conferirem as insígnias doutorais ao novo Doutor em Letras (secção de Sciências Geográficas) o Senhor Aristides de Amorim Girão. Coimbra, Casa Tipográfica, MDCCCCXXII [1922]. In-4.º (25cm) de 13, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Discurso pronunciado por Manuel Gonçalves Cerejeira, futuro Cardeal Patriarca de Lisboa, figura de proa da Igreja Católica portuguesa no século passado, apoiante do Estado Novo de Oliveira Salazar de quem era amigo e confidente desde os tempos de Coimbra.
Além do discurso cerimonial propriamente dito, Gonçalves Cerejeira permite-se tecer algumas consideração de ordem religiosa e espiritual sobre a vida em geral, e a Universidade de Coimbra em particular, o que empresta a este opúsculo um interesse indubitável e verdadeiramente imprevisto.
Exemplar n.º 19 da curta tiragem de 100 exemplares assinados por Cerejeira. Duplamente valorizado pela dedicatória pelo seu punho dirigida ao Dr. Manuel Rodrigues.
"Ao ter de tomar a palavra nesta festa universitária - há tantos anos interrompida! - de consagração a uma espécie de nobreza que se não confere por... decreto - o talento: acodem-me ao espírito aquelas palavras de Dante
«Non senza tema a dicer mi conduco».
É que a Ordem dos Doutores de capêlo, aqui erecta nesta velha e gloriosa Universidade de Coimbra pela lei e pela fôrça da tradição, volta hoje a reünir-se no estilo dos dias antigos para receber festivamente no seu seio, com o usado abraço fraternal, o novo Doutor, Ex.mo Senhor Aristides de Amorim Girão, que nela acaba de entrar por direito de conquista.
Parecerá talvez a alguns que é um símbolo morto que se ressuscita. Ora, alêm de que o que ressuscita é porque... não está morto, os símbolos podem transformar-se, mas não morrem... senão com a morte da civilização, pois que com ela nascem e perduram."
(excerto do discurso)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas oxidadas.
Raro.
50€

Sem comentários:

Enviar um comentário