19 novembro, 2016

COLLECÇÃO DOS DOCUMENTOS OFFICIAES RELATIVOS AOS ULTIMOS ACONTECIMENTOS NAS ILHAS DOS AÇORES. Dedicada á leal e brava guarnição das mesmas ilhas. Angra, Na Imprensa do Governo, 1831. [aliás, Lisboa, Typographia Universal de Thomaz Quintino Antunes, Impressor da Casa Real, 1875]. In-4.º (23cm) de 44 p. ; B.
Conjunto de ordens do dia, proclamações, cartas régias, autos de aclamação, etc., referentes à ocupação e presença militar das forças liberais nos Açores, que utilizariam as ilhas como base de operações durante a guerra civil portuguesa, que opôs os exércitos de D. Pedro IV, a seu irmão, D. Miguel.
"Soldados! Chegou em fim o momento que nós todos anciosamente desejavamos. Uma parte da briosa guarnição da Terceira vae de novo medir as suas armas com as dos sattélites do usurpador do throno da senhora D. Maria II, e pugnar pelo restabelecimento da Carta Constitucional.
O exito de uma empreza confiada a soldados, cuja honra, e valôr eu mesmo tive a fortuna de presenciar em tantos gloriosos combates, não póde ser duvidoso.
Soldados de Coruche, e da Villa da Praia! Lembrai-vos sempre que a disciplina é tão necessária, como o valôr para se alcançar a victória. Lembrai-vos de que não ides satisfazer vinganças, nem para tirar desagravos de offensas particulares, porque isso só á lei pertence, e a nós a honrosa tarefa de libertar os portuguezes, que gemem de baixo do jugo da mais atróz tyrannia.
Viva a senhora D. Maria II.
Viva a Carta Constitucional."
(Proclamação)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário