14 novembro, 2016

DUARTE, Amazonas - TORRE DE BABEL. I - Labyrintho de Creta. II - Memorias do Lago Tiberiade. Rio de Janeiro, Typ. do Gymnasio 28 de Setembro, 1919. In-8.º (18cm) de 275, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Ensaio filosófico sobre a vida de Jesus Cristo.
"Já se tem escripto uma bibliotheca inteira e variada sobre a vida de Christo. As mais duras polemicas se têm travado em torno do rabbino com tal calor impiedoso e destruidor, que nos deixam a padecer de duvidas sobre a verdade da sua existencia a belleza da sua vida mansa contemplativo; ao mesmo passo que as mais bellas palavras se têm dito da sua moral e das suas attitudes de mystico, solitario e bohemio illustre.
No entanto, o bom e manso philosopho existiu. Sobre a sua cabeça loura de galileu rolaram, como perolas inestimaveis, as gottas do Jordão, no baptismo iniciador e symbolico; nos seus hombros innocentes carregou a cruz nefanda e pesada, como accusado de um crime que nunca pensara commeter; amou os olhos mansos, arrependidos de Maria Magdalena; nas brancas noites de luar macio, no monte das Oliveiras, deixou-se inundar a alma da luz oriental, cabellos soltos ao vento, ao doce vento da noite; e, nos caminhos floridos da Perêa, falou, balsamico e suave, á infancia libellulesca, que sorria ás suas palavras unctadas de carinho..."
(excerto de Labyrintho de Creta, Cap. I)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas manchadas, com pequenos defeitos.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário