26 novembro, 2016

KYRWAN, C. de - COMO PODE ACABAR O MUNDO. Segundo a sciencia e segundo a Biblia. Por... Membro associado da Academia delphinal, correspondente da Academia de Besançon. Traducção de Tito Martins. Lisboa, Empreza Lusitana Editora, [19--]. In-8.º (17cm) de 82 p. ; B. Encyclopedia Popular, 1
1.ª edição.
Interessante trabalho filosófico sobre «o fim do mundo». Trata-se do 1.º número desta pouco conhecida colecção, publicado no final do século XIX - princípio do século XX.
"Muito se tem escripto sobre a interpretação dos primeiros capitulos do Genesis e sobre a maior ou menor concordancia das theorias scientificas actualmente admittidas com os phenomenos cosmologicos citados pela Biblia, ou aos quaes se faz allusão no Livro inspirado, sobre tudo no que diz respeito ás origens do universo. Bem menos ha, comtudo, quem se tenha occupado, sob esse ponto de vista, das predicções contidas nas Sagradas Escripturas, com relação ao fim dos tempos.
É certo que n'esta ordem de factos, analogias de offerecem muito mais difficeis de estabelecer. Os textos que se referem aos derradeiros dias da humanidade são obscuros, quiçá ainda mais metaphoricos que os que tratam de creação; além de que, são relativamente raros e os respectivos interpretes nem sempre se encontram concordes quanto á sua applicação, relacionando, uns, em parte, com o fim do mundo, o que outros attribuem, exclusivamente, á destruição de Jerusalem, por exemplo.
Por outro lado, nem sempre se offerecem d'uma precisão absoluta as conclusões a que as recentes descobertas da sciencia tem permittido os sabios chegar, conservando-se ainda, pelo menos até um certo ponto, no campo das generalidades vagas e longinquas."
(Excerto da Introducção)
Matérias:
I - Affirmações, previsões e conjecturas da Sciencia. II - Previsões extrahidas da Escriptura Sagrada. III - Confronto dos dados scientificos com os textos sagrados. IV - Conveniencia dos confrontos feitos. Objecções e respostas.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro e muito curioso.
Sem registo na BNP.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário