03 outubro, 2015

VIEIRA, Prof. Luciano de R. Mota - UMA NARRATIVA DA VERDADE QUANTO AO COMBATE PRÓXIMO DAS ILHAS DOS AÇORES, NESTE ÚLTIMO VERÃO, ENTRE O "REVENGE", UM DOS NAVIOS DE SUA MAGESTADE A RAINHA, E UMA ARMADA DO REI DE ESPANHA. Ponta Delgada, Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1991. In-8º (21cm) de 27, [1] p. ; B. Separata da Revista «Insvlana»
Tiragem de 500 exemplares.
Reprodução de um folheto atribuído a Sir Walter Raleigh (1554?-1618), aventureiro inglês, corsário, soldado, espião e escritor, e um dos favoritos da Rainha Isabel I, de Inglaterra.
                                   ...........................................
"Porque os rumores são diversamente espalhados, tanto na Inglaterra como nos países do sul e um pouco por toda a parte, acerca deste último encontro entre os navios de Sua Magestade a Rainha e a armada da Espanha; e porque os Espanhóis, de acordo com a sua usual maneira, enchem o mundo com as suas vangloriosas jactâncias, criando grande aparência de vitórias, quando, pelo contrário, eles próprios estão muito comum e vergonhosamente batidos e desonrados; esperando possuir o apoio da ignorante multidão, por meio de antecipada circulação de falsas narrativas; é apropriado, com toda a boa razão, para manifestação da verdade, para superar a falsidade e a mentira; que o começo, continuação e sucesso deste último honroso encontro de Sir Richard Grinuile, e de outros Capitães de Sua Magestade a Rainha, com a Armada da Espanha, sejam francamente explicados sem parcialidade ou falsas imaginações."
(excerto da 1.ª parte do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Sem indicação de registo na BNP (Biblioteca Nacional).
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário