15 outubro, 2015

BRANDÃO, Liberato Eugénio de Sá Viana - MANUAL PARA O EMPREGO DA METRALHADORA LIGEIRA LEWIS PARA A INSTRUÇÃO DE OFICIAIS E MAIS GRADUADOS. Elaborado pelo capitão do estado maior de infantaria,... proposto pela Ex.ma Comissão Técnica da Arma de Infantaria para ser impresso como «Manual» para instrução dos oficiais e mais graduados, e aprovado por S. Ex.ª o Ministro da Guerra, em seu despacho de 3 de Março de 1919. 2.ª edição (Revista). Autorisada por Sua Ex.ª o Ministro da Guerra (Nota n.º 3436-19 de 2.ª S. da 4.ª R, da 1.ª D. G. da S. G. de 15 10-1920). Lisboa, Papelaria e Tipografia Fernandes & C.ª, LD.ª, [1920].
In-8º (20,5cm) de 132 p. ; [2] f. desd. ; il. ; B.
Curioso manual da conhecida metralhadora Lewis que equipou vários exércitos durante a Grande Guerra, incluindo o Exército Português, através do Corpo Expedicionário Português, em França.
Ilustrado no texto e em folhas desdobráveis à parte com desenhos esquemáticos.
"Nome: metralhadora ligeira Lewis.
Calibre: 7mm,7.
Modêlo: 1914.
Pêso: 11k,800.
Pêso do depósito vazio: 0k,680.
Pêso do depósito cheio: 1k,970.
É de invenção belga, com modificações feitas por um dentista americano e, já depois da guerra actual, com outras inglesas e uma portuguesa, sendo actualmente fabricada em Inglaterra, na The Birmingham Small Arms Cº Ld.
É posta em movimento por duas fôrças:
a) Acção dos gases da pólvora que produzem todo o movimento para a rectaguarda;
b) Acção da mola recuperadora, que produz o movimento para a frente."
(excerto do Cap. I, Descrição geral)
"De uma maneira geral aumenta valiosamente a potência do tiro da infantaria, contrabatendo metralhadoras inimigas que tenham ficado em posição, apesar da barragem feita pela nossa artilharia e morteiros ligeiros; avança com as vagas de assalto e pode atacar pontos fortes nas trincheiras inimigas onde o nosso avanço se achar impedido, para o que as secções de metralhadoras ligeiras se devem conservar em constante ligação com os respectivos comandantes de pelotão, que as empregarão no momento oportuno, fazendo cooperar com elas os grupos de granadeiros de espingarda."
(excerto de Emprego da metralhadora Lewis, Na ofensiva, a) No ataque de trincheira a trincheira)
Matérias:
1.ª Parte
1 - Descrição geral elementar. 2 - Desarmar e armar. 3 - Funcionamento da metralhadora. 4 - Limpêsa e conservação. 5 - Substituição de peças. 6 - Inspéção da metralhadora. 7 - Precauções a tomar com uma metralhadora. 8 - Avarias (interrupções). 9 - Caracteristicos da metralhadora. 10 - Peças de reserva e acessorios. 11 - Nomenclatura.
2.ª Parte
1 - Organisação dos serviços. 2 - Tática elemetar abstráta. 3 - Instrução preliminar de tiro, indicação de alvos e referenciação do campo de tiro. 4 - Telémetro Barr & Stroud. 5 - Emprêgo da metralhadora. 6 - Local da metr.ª no pelotão, abrigos. Efeitos dos gazes asfixiantes sobre a metr.ª e munições. 7 - Periscopios.
3.ª Parte
1 - Serviço anti-aéreo. 2 - Alças anti-aéreas. 3 - Suportes destinados ao tiro anti-aéreo. 4 - Abrigos. 5 - Organisação dos serviços. 6 - Tàtica. 7 - Tipos e espécies de aeroplanos. Identificação. 8 - Stadia indicadôra das distancias. 9 - Emprêgo da metr.ª contra os aeroplanos. 10 - Cartucho a empregar no tiro anti-aéreo.
Apendice
1 - Instrução, métodos de ensino e programas de instrução no C. E. P. Alvos empregados na instrução.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis, com defeitos, apresentando toscos restauros com fita gomada.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário