23 outubro, 2015

[ESTUDOS SOBRE PERSONALIDADES AÇORIANAS]
                                           ..................................
LUZ, José Luís Brandão da  - A POSITIVIDADE DAS CIÊNCIAS SOCIAIS EM TEÓFILO BRAGA. Ponta Delgada, Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1994. In-8º (21cm) de [2], [22], [2] p. (181-202 pp.) ; B. Separata da Revista "Insvlana"
"O desenvolvimento das ciências, a crescente industrialização da Europa e a instabilidade social que alastrava teriam feito sentir a necessidade de encontrar resposta à desarticulação dos esquemas tradicionais de abordagem da sociedade. Para Teófilo Braga estas motivações históricas teriam levado Augusto Comte a responder aos problemas de ordem teórica e às urgências de carácter prático, transpondo para a análise social o modelo das ciências positivas. Afastando do seu horizonte de pesquisa qualquer tipo de categorização de teor metafísico, procura subordinar o novo ramo da árvore do saber aos critérios metodológicos da positividade, em que sobressaem os ideais de quantificação que as pesquisas procuram calcular; a definição do índice de regularidade com que uma relação de fenómenos se manifesta e a sua filiação, segundo as exigências do determinismo causal das ciências da natureza."
Matérias:
1 - As Ciências Sociais no século XIX. 2 - Determinismo casual. 3 - Natureza orgânica da dinâmica social. 4 - Dedução em sociologia.
                                  .................................
PONTE, António Nunes da - O DR. JOSÉ NUNES DA PONTE : médico, político e homem de bem. Um açoriano da transição do século. Ponta Delgada, Instituto Cultural de Ponta Delgada, 2000. In-8º (21cm) de [2], [22], [2] p. (75-96 pp.) ; B. Separata da Revista "Insvlana"
José Nunes da Ponte (1849-1924). Nascido na Vila da Ribeira Grande, Ilha de S. Miguel, em 1849, falecido na cidade do Porto no ano de 1924. Foi um médico, político, filantropo e poeta português. Bacharel em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em 1879, domiciliou-se no Porto, cidade onde exerceu Medicina. Membro do Partido Republicano Português e depois do Partido Unionista, desempenhou papel de vulto na divulgação dos ideais republicanos na cidade do Porto até à Revolução de 1910. Ocupou diversos cargos durante a Primeira República Portuguesa, entre os quais o de primeiro governador civil republicano do Distrito do Porto (1910), Presidente da Câmara Municipal do Porto interino de 14 de Dezembro de 1907 a 14 de Maio de 1908 e efectivo de 13 de Outubro de 1910 a 12 de Janeiro de 1911, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, deputado da Nação e presidente da Câmara dos Deputados e 67.º Ministro das Obras Públicas e Ministro do Fomento durante o 9.º Governo Republicano de Pimenta de Castro (28 de Janeiro a 14 de Maio de 1915), etc. Foi também poeta de mérito."
(Fonte: wikipédia)
                                   ..................................
Exemplares brochados em bom estado de conservação.
Obras pouco vulgares.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário