28 outubro, 2015

GALANTE, Capitão - ALI ANIFA (Um heroi de Nevala). Narrativa histórica. Lourenço Marques, Tip. «Notícias», 1944. In-8.º (17cm) de 28, [2] p. ; [2] f. il. ; B.
1.ª edição.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
Ilustrada em extratexto com duas fotogravuras, uma delas, o retrato em corpo inteiro do cabo Ali Anifa, herói do Nevala.
Capa de Fernando Nunes. 
Episódio da guerra do Niassa. História verdadeira e simples de um indígena de alma heróica que arrisca a vida para salvar o seu comandante.
Opúsculo dedicado pelo autor Aos combatentes da Grande Guerra de 1914-1918 - Pálida homenagem aos obscuros heróis que sofreram as agruras da fome e a sêde e que tantas vezes divisaram a negra imagem da Morte nos extensos areais de Angola e Moçambique. Preito de sincera gratidão aos que morreram varados pelas balas ou minados pelas febres, longe da Pátria, sem o hálito consolador da Mãe ou da Espôsa que os embalasse nas vascas da agonia ou no estertor aflitivo de moribundos.
                                 .................................
"Surge o conflito internacional de 1914. A nossa fonteira do norte da Colónia é invadida, sem prévio aviso ou declaração de guerra, pelas tropas alemãs de von Lettow.
O nosso governo toma precauções.
Em 3 de Julhos de 1916, o cabo Ali Anifa embarca para Tete para Cabo Delgado, encorporado na 24.ª Companhia Indígena Expedicionária, comandada pelo tenente Romualdo Augusto Esteves Tavares. [...]
O cabo Ali Anifa, de estatura meã, magro, de olhar expressivo, de temperamento calmo, sempre alegra e voluntarioso, aprumado e correcto nas suas atitudes, entra pouco depois em acção.
E logo no dia 22 de Novembro a sua coragem, sangue-frio e valentia se patentearam na defesa dos poços de água da Ribeira de Nevala."
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário