30 outubro, 2015

BOLÉO, Manuel de Paiva - UNIDADE E VARIEDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA. Lisboa, Universidade de Lisboa : Faculdade de Letras, 1955. In-4.º (23cm) de 28 p. ; B.
Separata da Revista da Faculdade de Letras de Lisboa, tomo xx, 2.ª série, n.º 1, 1954
1.ª edição independente.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
"O português é uma das grandes línguas da civilização, entendendo eu por esta expressão a língua falada por um povo que levou a outras regiões do globo ou a outros povos o seu tipo humano e cultural. «Língua de civilização» é, para mim, coisa diferente de «Kultursprache» na terminologia alemã, pois que este vocábulo terá de ser traduzido em português por «língua literária». [...]
Ora de entre as línguas de civilização, o português é - depois do inglês, do espanhol, do alemão, e talvez do francês, mas antes do italiano e do neerlandês - uma das mais faladas no mundo e de mais extensa geografia."
(excerto do texto)
Manuel de Paiva Boléo (1904-1992). "Foi um dos mais importantes, eminentes e destacados linguistas portugueses do século XX. A sua importância na renovação dos estudos linguísticos em Portugal, nomeadamente na área da Dialetologia, está patente não apenas na extensão e âmbito da sua obra e produção científica, mas também no legado intelectual, científico e cívico que se traduziu na fundação da mais importante revista linguística de Portugal, na orientação de inúmeras dissertações, na formação de gerações de investigadores e docentes, na promoção da língua portuguesa (e da qualidade do seu ensino) e na criação de uma verdadeira escola de Linguística Portuguesa em Coimbra."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Etiqueta numerada colada na lombada. Carimbo de biblioteca na capa e folhas de rosto e anterrosto.
Pouco comum.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário