04 outubro, 2015

RIBEIRO, Aquilino - A EDIÇÃO «PRINCEPS» DOS LUSÍADAS. Lisboa, Livraria Bertrand, [1949?]. In-4º (25cm) de 23, [1] p. ; [2] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição independente.
Curioso trabalho de Mestre Aquilino sobre a edição original de Os Lusíadas, de Camões, anteriormente publicado no «Boletim da Junta de Província da Estremadura».
Edição impressa em papel de qualidade superior, ilustrada no texto e em separado sobre papel couché, que incluem um retrato do poeta "tido pelos eruditos como sendo o único tirado do natural", e a reprodução de diversas portadas do poema e uma outra da Regra e Estatutos da Ordem de Santiago (1548).
Tiragem de 200 exemplares, exclusivamente, numerados e rubricados pelo autor. [Número 180].
"Qual é a edição original dos Lusíadas, pois que há duas estampas do mesmo ano de 1752 e obra do mesmo livreiro António Gonçalves. Dividiram-se os votos entre aquela que ostenta no frontispício o pelicano que olha para a direita e aquela em que o pelicano olha para a esquerda. A questão é sumamente bizantina, do pleito nada resultando de importante para Luís de Camões, o poema, Portugal, o mundo."
(excerto de O primeiro problema)
As duas edições do pelicano estão inçadas de erros. Como se explica? Emitiram-se muitas e engenhosas hipóteses: que a composição tipográfica se tivesse feito, não sobre o autógrafo do poeta, mas sobre a cópia de qualquer desastrado calígrafo, infiel do traslado por ignorância ou relaxamento; que os tipógrafos lessem mal o próprio manuscrito do autor pelo facto duma escritura ingrata, «enredada de riscaduras e entrelinhas, contendo emendas sobre emendas»; que os compositores fossem incompetentes e os revedores de igual quilate; que Luís de Camões não houvesse feito a revisão, substituído nesse trabalho, altamente complexo e espinhoso, dada a infixação em que estava a língua em morfologia e sintaxe, mas especialmente quanto a nomes próprios, por pessoa de boa vontade, aceite-se, mas cincando no entanto aqui e além, o que era inevitável ainda que se tratasse dum sábio da Grécia."
(excerto de O segundo problema)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa posterior apresenta rasgão no canto superior direito, sem perda de papel.
Raro.
Com interesse aquiliano e camoniano.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário