16 outubro, 2015

CORDEIRO, Dr. Luís - REFLEXÕES EM TORNO DO DECRETO DE DOIS DE MARÇO DE 1895. Ponta Delgada, Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1991. In-8º (21cm) de 34, [2] p. ; B. Separata da Revista "Insvlana"
Tiragem: 150 exemplares.
Interessante estudo histórico sobre a autonomia açoriana.
"No processo reivindicativo açoriano tendo em vista a «livre administração dos Açores pelos açorianos», o dois de Março de 1895 é uma data fundamental que não pode deixar de constituir motivo de reflexão séria e desapaixonada, na tentativa de compreensão das motivações que lhe estiveram na base e das vicissitudes por que passou tão importante ideal da história contemporânea do Arquipélago.
Assim, a luta autonomista da década de noventa do século XIX, não poderá ser compreendida exclusivamente a partir das repercussões no Arquipélago de medidas conjunturais determinadas pelo Governo tendo em vista atenuar os graves problemas financeiros que afligiam o Estado português e o colocavam numa situação de extrema debilidade face às principais potências europeias.
Destas medidas, destacam-se as tentativas de supressão do curso diferenciado da moeda nas Ilhas, e de extinção do Tribunal da Relação dos Açores, com sede em Ponta Delgada, bem como a proposta de estabelecimento do monopólio do álcool, além de outras que se traduziam no agravamento da carga fiscal a suportar pelos açorianos."
(excerto da 1.ª parte do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário