11 outubro, 2015

ALMEIDA, Manuel Faria de - CINEMA DOCUMENTAL. História, estética e técnica cinematográfica. [Porto], Edições Afrontamento, 1982. In-4º (24cm) de 156, [4] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Interessante monografia sobre cinema documentário.
Matérias:
1 - Os meios de cultura. 2 - O documentário nasceu com o cinema. 3 - O documentário na história do cinema. 4 - O desenho animado. 5 - A informação pela imagem. 6 - A linguagem do cinema. 7 - Câmaras de Super 8. e de 16 mm. 8 - Noções gerais de fotografia. 9 - Composição. 10 - A planificação. Da ideia à pesquisa e ao guião. 11 - As fases pré-produção, filmagem e pós-produção. 12 - A sonorização e montagem. 13 - Glossário.
Manuel Faria de Almeida (n. 1934). "Foi autor do filme que mais cortes sofreu na história do cinema. Ainda o filme Catembe não tinha começado a ser rodado e já o seu destino estava traçado. Apesar do apoio financeiro do SNI, conseguido pelas Produções Cunha Telles, o filme foi censurado, remontado e, finalmente, proibido durante o Estado Novo. Os 103 cortes a que foi sujeito fizeram-no entrar no Guiness Book of Records na categoria de filme com mais cortes feitos pela censura na história do cinema. Manuel Faria de Almeida nunca mais fez nenhum filme, embora tenha realizado diversos documentários. Foi membro fundador do Cine Clube de Lourenço Marques em 1957. Mais tarde, contou com o apoio do Fundo do Cinema Nacional para estudar cinema na London School of Film Technique e ganhou o primeiro prémio do Festival Cinestud de Amesterdão, com o filme feito durante o curso, Streets of Early Sorrow, inspirado no massacre de Sharpeville na Africa do Sul. Estagiou em França, no IDHEC (Instituto de Altos Estudos Cinematográficos) e trabalhou nos arquivos da Cinemateca. Foi presidente da Tobis Portuguesa e do Instituto Português de Cinema, chefiou o Centro de Formação da RTP – Radiotelevisão Portuguesa e participou na criação da Televisão de Macau. Trabalhou ainda no lançamento da Europa TV e da RTP Internacional e passou pela Direcção de Programas e Direcção de Cooperação. Tem várias obras sobre a história do cinema e sobre realização."
(in http://www.prof2000.pt/users/secjeste/recortes/cinema/FariAlmei01.htm)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Pouco vulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário