05 outubro, 2015

AGUIAR, Fernando de - «O DESCOBRIMENTO» DE JERÓNIMO DIAS LEITE : o original e as cópias. Lisboa, [s.n. - Composto e impresso na Belagrafia, Limitada, Lisboa], 1950. In-4º (23cm) de 27, [5] p. ; il. ; B.
1.ª edição reunida em livro.
"O ms. do Cónego Jerónimo Dias Leite era considerado geralmente como perdido. No entanto, depois de sofrer imerecido anonimato na sorte vária de bibliotecas avulsas foi parar, por compra no leilão de livros de Afonso Dornellas, à rica biblioteca do nosso querido amigo Dr. Artur de Oliveira Ramos. [...]
Sobre a descoberta do ms e sua identificação falamos o bastante nos dois artigos de que hoje se faz esta separata. Dos merecimentos da obra do Cónego Leite desnecessário se torna vir aqui de novo repetir o muito já então dito... [...]
Por nós, damo-nos por muito felizes em assim contribuir para a descoberta da mais antiga história dos descobrimentos portugueses. Jerónimo Dias Leite, de ora-avante, torna-se de estudo indispensável a quantos quiserem fazer a história dos descobrimentos."
(excerto da introdução, Palavras prévias)
Matérias:
I - O manuscrito do Cónego Leite existe numa biblioteca particular (Artigo publicado em Das Artes e da História da Madeira S/N.º de 22 de Maio de 1949).
II - «O Descobrimento» de Jerónimo Dias Leite : o original e as cópias. (Separata do Arquivo Histórico da Madeira - 1950).
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Sombreado na capa por efeito da luz.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário