24 outubro, 2015

FORJAZ JUNIOR, Antonio Pereira - JOÃO DE SOUSA PINTO DE MAGALHÃES : apontamentos historicos. Por... Lisboa, Typographia Franco-Portugueza, 1866. In-4.º (23cm) de 65, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Elogio histórico-biográfico de Pinto de Magalhães por ocasião do seu falecimento. Natural do Porto, descendente de uma ilustre família nortenha, foi um político de relevo, sobretudo a partir da Revolução Liberal de 1820 (viria a presidir o famoso Congresso Constituinte de 1821).
Ilustrado com o retrato do biografado em extratexto.
"O nome do homem, cujo retrato adorna a primeira pagina d'este humilde escripto, figura pela virtude e pelo talento entre os primeiros dos seus compatriotas; e não foi preciso que a lousa do tumulo descesse para sempre sobre o cidadão prestante, para que a opinião publica fizesse justiça ás qualidades eminentes, que o distingiram. Durante os ultimos cincoenta annos de sua existencia honrada, occupando os cargos mais elevados do Estado, e atravessando os periodos politicos tempestuosos, que por vezes teem abalado o nosso paiz, jámais desmereceu o respeito geral, que a firmeza inabalavel de principios, a probidade inexcedivel, e todas as virtudes civicas lhe grangearam."
(excerto da introdução)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis com defeitos. Páginas ligeiramente oxidadas.
Raro.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário