13 julho, 2014

SANT'ELMO, Ruy - CHINA, PAÍS DA ANGÚSTIA : Kakemonos. Desenho de Fong-Iôn-Chi. Lisboa, Parceria António Maria Prereira, 1938. In-8º (19cm) de 221, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Crónicas sobre a China de Ruy Sant'elmo, pseudónimo de Abilio Augusto de Brito e Nascimento (1885-1942).
Inclui uma tradução inédita do original chinês de «Chon-Kôc-Chao», da autoria de Camilo Pessanha (p. 21-23).
"Foram os seus incentivos [de Leal da Câmara, a quem o autor dedica o livro] que me animaram a escrever, não o livro estranho que me pediu - pois a tanto me não chega «engenho e arte» - mas, impressões apenas, das mais chocantes para a nossa sensibilidade de ocidentais, sôbre as estranhas coisas daqui. Na meia dúzia de Kakemonos que lhe ofereço, dedico e consagro, o meu pincel seguiu a imagem colhida num abrir e fechar de olhos sôbre a vida em flagrante dêste povo incompreendido. [...]
Cópias do natural, elas lhe mostrarão, iluminadas pelos clarões adivinhantes do senso divino dos Artistas, os recessos da alma nublosa da China. [...]
É que a alma dum povo pode, por simpatia, sentir-se, mas jamais compreender-se..
Vou por isso tentar apenas esboçar a frio o esquema duma das mais belas tradições do povo chinês, fulcro à volta do qual tôda a sua vida decorrre, e onde me parece se cruzam os liames que formam a trama da sua estrutura psíquica e moral: - o culto dos antepassados."
Índice:
- Kakemonos. - Dedicatória. - A Sombra de Confúcio. - A 5.ª Concubina. - Laços de família. - Ópio. - A terceira felicidade. - Flôes de lótus. - A suprema vingança. - A nobre família «Li». - A maior luta. - Excerptos de crítica.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Pequenos defeitos marginais na capa.
Pouco comum.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário