15 julho, 2014

SALGADO, Fr. Vicente - COMPENDIO HISTORICO // DA // CONGREGAÇÃO // DA // TERCEIRA ORDEM // DE // PORTUGAL // COMPOSTO // POR // FR. VICENTE SALGADO, // Ex-Geral, e Chronista da mesma // Congregação. // LISBOA. M. D. CC. LXXXXIII. // NA OFFICINA DE SIMÃO THADEO FERREIRA. // Com Licença da Real Meza da Comissão Geral so- // bre o Exame, e Censura dos Livros. In-8.º (16 cm) de [2], IV, [2], 230 p.
1.ª edição.
Importante obra histórica setecentista sobre a Ordem Terceira de S. Francisco.
"O Instituto da Terceira Ordem de S. Francisco, approvado pelos Summos Pontifices Honorio III., e Nicoláo IV. para todas as pessoas, e estados do mundo christão, a que meu Santo Patriarca deo o nome, e titulo de Ordem da Penitencia, reduzida a vida regular, e essenciaes votos, he a materia, sobre que me propuz discorrer em Compendio, mosttrando a sua origem, e a primitiva antiguidade desta Corporação em Portugal."
(Excerto do texto)
Frei Vicente Salgado (1732-1802). "Cronista da Ordem Terceira, aluno de Frei Manuel do Cenáculo, a quem inabalavelmente designa por “Meu Mestre”, e seu grande admirador como fiel e permanentemente transparece nas crónicas quer manuscritas (1787 e 1797) quer impressas (1786, 1790 e 1793)."
Segundo Inocêncio (Inocêncio VII, 441), "Fr. Vicente Salgado, Franciscano da Congregação da terceira Ordem, foi natural de Lisboa, e n. na freguezia de S. Nicolau, a 5 de Abril de 1732. Habilitado apenas com os estudos menores, entrou na Ordem de S. Francisco, professando no collegio de S. Pedro de Coimbra a 25 de Agosto de 1748. Ahi cursou as aulas maiores, tendo por mestre o sabio Fr. Manuel do Cenaculo, depois bispo de Beja. Estudou a paleographia com o professor P.e José Pereira, e adquiriu sufficientes conhecimentos da numismatica no Museu Bejense. Applicou se com particularidade ao conhecimento das antiguidades nacionaes e da sua Ordem, tornando se umas e outras assumpto especial da sua predilecção. Foi Prégador geral jubilado, Secretario do conselho, Cartorario, Prelado nos conventos de Arraiolos e Vianna do Alemtejo, primeiro Reitor do collegio d'Evora, Professor de latinidade em Silves, Chronista da sua congregação, nomeado em 13 de Junho de 1787, e Ministro geral, eleito no capitulo de 1789. - M. no convento de N. S. de Jesus de Lisboa, a 30 de Abril de 1802, com 70 annos de edade." 
Exemplar desencadernado em bom estado de conservação. Aparado.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário