02 julho, 2014

DIAS, Carlos Malheiro - EM REDOR DE UM GRANDE DRAMA. Subsidios para uma Historia da Sociedade Portuguêsa (1908-1911). Por... Da Academia de Sciencias de Lisboa e da Academia Brasileira de Lettras. Lisboa, Livrarias Aillaud & Bertrand : Rio de Janeiro, Livraria Francisco Alves, [1912]. In-8º (19cm) de XXXIX, [1], 374, [2] p. ; E.
1.ª edição.
"O regimen, até hoje, não poude curar as tres grandes enfermidades nacionaes: as suas tres grandes crises ou lesões organicas - a do dinheiro, a da fé e a da disciplina. Somos uma sociedade depauperada, desiludida e indisciplinada, sem a vocação do trabalho, da austeridade e da ordem. Esta sociedade, tal como se acha contituida, explica a falencia do liberalismo e a desorientação da democracia. Nasceu pobre. Endividou-se. Nasceu fraca. Viciou-se. Nasceu turbulenta. Anarchisou-se."
(excerto da introdução, A imparcialidade é a mais dififcil das coragens)
Carlos Malheiro Dias (1875-1941). “Historiador, jornalista, diplomata, ficcionista, contista e cronista, Carlos Malheiros foi considerado um dos mais talentosos escritores portugueses. Mais conhecido como o autor do romance A mulata (1896), que gerou grande polémica no meio intelectual luso-brasileiro, Malheiros Dias é dono de uma vasta e profícua produção literária hoje pouco conhecida e reconhecida que, em diversos sentidos, revela um forte engajamento político e social em relação ao momento em que viveu. O seu olhar atento, pragmático e crítico percorreu o final da Monarquia, a Primeira República e o início do Estado Novo.”
Encadernação inteira de tela com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas originais.
Exemplar em bom estado de conservação. Assinaturas de posse na f. rosto e anterrosto.
Invulgar.
Com interesse para a História da República.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário