29 julho, 2014

SANCHES, José Dias - RELIQUIAS DO PASSADO. [S.l.], [s.n. - Comp. e imp. na Sociedade Industrail de Tipografia, Limitada - Lisboa], [193-]. In-8º (19,5cm) de [6], 125, [6] p. ; [21] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição. Ilustrada com desenhos no texto e 21 estampas em folhas separadas.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
Obra dedicada sobretudo a aspectos de Lisboa.
"Nestes tempos desordenados e alucinantes, em que a vida se embriaga de modernismos exóticos, e um egoismo doentio sufoca tôda a pureza dos caracteres, nesta saramanda endemoninhada, onde as virtudes tombam para o lado entontecidas de vicios, nesta algazarra turbulenta e confusa, onde a humanidade pinoteia sem um ideal de beleza que a dignifique, nem uma moral que a torne respeitada, sabe bem rebuscar na papelada referente ao nosso passado estético, elementos que suscitem ao nosso espírito um interêsse vivo por motivos que tanto enobreceram os tempos de antanho. Com essas peregrinações formei êste feixe singelo e despretencioso, de pequenas relíquias do passado, tendo em vista apenas uma vontade, a de acertar."
(introdução)
Matérias:
- Relíquias do passado [introdução]. - O Rossio de ontem. - A vila do silencio. - O Mosteiro dos Jeronimos. - O alto da Ajuda. - O Restelo velho . - Candeias. - Figurinhas de barro. - Da vida e obra do escritor Pedro Diniz. - Vulcanos nacionais. - João de Ruão. - Chaminés alentejanas.
José Rodrigo Dias Sanches (1903-1972) Foi um diplomata e genealogista português. Escreveu sobre diversos assuntos. Os Sanches de Vila Viçosa (1970) é a sua obra mais conhecida.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas algo sujas, com defeitos marginais.
Invulgar.
Com interesse olisiponense.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário