22 julho, 2014

SILVA, Agostinho Velloso da - VERDADEIRA HISTORIA DA VIDA E CRIMES DO CELEBRE SALTEADOR DE MIDÕES, JOÃO BRANDÃO. Por... Edição Completa. Porto, Livraria Portugueza-Editora de Joaquim Maria da Costa, 1906. In-4º (22cm) de 16 p. ; B. Bibliotheca de Leituras Populares, N.º 3
Biografia de João Brandão divulgada em folheto de cordel.
"Correm impressas varias historias da vida e crimes do celebre bandido João Victor da Silva Brandão, mas todas ellas são mais obra da phantasia dos que as escreveram do que o relato fiel das aventuras d'aquelle terrivel faccinora, que, durante cerca de vinte annos, trouxe apavorados os povos que demoravam nos limites dos districtos de Coimbra, Vizeu e Guarda, ou seja das duas Beiras e ainda da provincia do Douro, que termina, ao sul, pelo districto de Coimbra.
Destina-se, portanto, este opusculo a narrar com fiel verdade tudo quanto de interessante ocorreu na vida do celebrado faccinora, segundo apontamentos colhidos em boas e insuspeitas fontes."
(excerto do texto)
Matérias:
- Nascimento e vida de João Brandão. - Primeiro crime. - Assassinato do juiz de Midões. - Uma infamia e cobardia. - João Brandão assassina um primo. - O casamento de João Brandão. - Assassinato do ferreiro de Candosa. - Ultimo crime de João Brandão. - João Brandão no tribunal. - Libello accusatorio. - Julgamento e sentença. - Morte de João Brandão no degredo.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos. Rasgão nas 2 últimas folhas, sem perda de papel.
Invulgar e muito apreciado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário