14 julho, 2014

O CORONEL JOÃO DE ALMEIDA. Sua acção militar e administrativa em Angola (1906-1911). Publicação de iniciativa dum grupo de companheiros e amigos coloniaes. Lisboa, [s.n.], 1927. In-8.º (19cm) de 121, [3] p. ; [1] f. il. ; [1] mapa desd. ; B.
Ilustrado com um retrato do biografado e um mapa desdobrável de Angola, ambos extratexto.
"O presente livro escrito por um grupo de oficiais do Exército, amigos devotados das nossas colonias, é uma homenagem tardia ao mérito e ao valor do Coronel do Corpo do Estado Maior João de Almeida, figura magnífica de portuguez e de colonial do mais alto relevo, homenagem de que tomam a iniciativa alguns dos seus antigos auxiliares e cooperadores."
(excerto da introdução)
Subscrevem a obra:
General Luna de Carvalho; Coronel Ribeiro Vilas; Coronel medico Sezinando Arnêdo Peres; Coronel Fernando Guardado; Major Adaúta F. Mendonça; Major João Henrique Melo; Major J. Ribeiro da Costa Junior; Major Albano de Melo; Major J. Almeida Arez; Major Veloso de Castro; Major Costa Dias; Major-medico José Firmino Vieira de Meireles; Capitão José de Albuquerque; Capitão António Maria Falcão Teles; Capitão J. Rodrigues d'Oliveira.
Matérias:
I - Antes de partir para África. II - No Quartel General em Loanda. III - Expedição do Cuamato em 1906. IV - Reconhecimentos do Cuanhama e do Evale. V - Reconhecimentos nos distritos de Huila, Mossamedes e Benguela. VI - Reconhecimentos das regiões dos Dembos e dos Mahungos. VII - Campanha dos Dembos. VIII - No governo da Huila. XIX - Operações efectuadas em 1908. X - Operações efectuadas em 1909. XI - Operações efectuadas em 1910. XII - A obra administrativa. XIII - A obra de João de Almeida. XIV - Recursos de que dispôs na sua tarefa. XV - João de Almeida perante a opinião.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário