11 julho, 2014

PORTUGUESES NA GUERRA DO VIETNAME. Organização, introdução e notas de Adalino Cabral e Eduardo Mayone Dias. Rumford, RI (USA), Peregrinações Publications, 2000. In-8º (20,5cm) de 191, [1] p. ; mto il. ; B.
Entrevistas com emigrantes portugueses dos Estados Unidos que participaram na Guerra do Vietname. Publicado em Rumford, Rhode Island (EUA).
Muito ilustrado com fotografias a p.b. no texto. Na foto acima, em pose, Adalino Cabral, veterano do Vietname, e um dos organizadores do livro. 
"A todos os combatentes portugueses e luso-descendentes, a todos os que tombaram na Guerra do Vietname, a todos os membros do Exército, Marinha, Força Aérea, Corpo de Fuzileiros Navais e Guarda Costeira dos Estados Unidos que de lá regressaram, a todos os pais, irmãos, cônjuges e restantes familiares, bem como àqueles que souberam acolher com  dignidade e respeito o antigo combatente oferecendo-lhe um bem merecido abraço de boas-vindas quando mais era preciso e o continuam a fazer.
Todos sois "NUMBER ONE."
(dedicatória)
"Pareceu aos dois organizadores desta obra, emigrantes ambos nos Estados Unidos há longos anos, que seria valioso reunir testemunhos de outros emigrantes portugueses que tivessem servido a pátria adoptiva na Guerra do Vientname. Foi de facto uma guerra onde também portugueses estiveram presentes. E, mais uma nota a acrescentar à imensidão da tragédia dessa contenda, cerca de cem militares com sobrenomes portugueses por lá tombaram para sempre.
Nestas entrevistas tentámos determinar, para além dos naturais traumatismos a que está sujeito qualquer combatente, que grau de identificação sentiam os emigrantes portugueses, incorporados nas forças armadas americanas, com os ideais do seu país de acolhimento. Como é que a rejeição tantas vezes antes experimentada se poderia coadunar com a lealdade à nova nação que, na maioria dos casos, uma fria ordem oficial os mandava servir, que papel desempenharia uma possível gratidão pelo que a América lhes havia oferecido, até que ponto o sentido de dever os motivaria. E como reagiram quando se viram envoltos numa guerra distante, em que o perigo e a iminência da morte mesmo na retaguarda os cercavam quase a cada momento.
Uma faceta à margem dos nossos propósitos que emergiu destes diálogos foi uma curiosa amostragem do "portinglês", o falar luso-americano a que, diga-se de passagem, ambos os organizadores deste livro têm dedicado considerável atenção."
(excerto da nota prévia)
Índice:
Nota prévia.
Dois depoimentos à maneira de prefácio.
Texto de Adalino Cabral.
Texto de Eduardo Mayone Dias.
"A morte da poesia", poema de José Brites.
Entrevistas
1 - Amílcar Cerejo. 2 - Dinis Manuel Oliveira. 3 - Eduardo José F. Coelho. 4 - Francisco Cunha. 5 - Helder Correia. 6 - Henrique Oliveira de Sousa. 7 - Henry Mello. 8 - Horácio Manuel S. Almeida. 9 - João Marques Constantino. 10 - José Urbano Almeida. 11 - Jose Valadão Sousa. 12 - Lúcio Serpa. 13 - Luís Esteves. 14 - Manuel Botelho Tavares. 15 - Manuel Bráulio da Costa Fontes. 16 - Victor do Couto.
Posfácio.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Esgotado.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário