07 julho, 2014

REDOL, Alves - CONSTANTINO : guardador de vacas e de sonhos. Fotografias de António Neto e do autor. Arranjo gráfico de João da Câmara Leme. [Lisboa], Portugália Editora, 1962, In-4º (23,5cm) de 131, [8] p. ; mto il. ; B. Colecção Aventura Vivida, 1
1.ª edição.
Rara edição original deste clássico da literatura contemporânea portuguesa.
"Esta história simples ganhou raízes e deu fruto numa aldeia da região saloia, o Freixial, onde a sua gente me aconchega com carinho há mais de dez anos - e tanto como se eu fosse da família de cada um e de todos. [...]
Embora inspirado na vida de um jovem daqui, Constantino Cara-Linda, meu vizinho e amigo, este livro não é bem a crónica rigorosa do seu passadio. Inspira-se nele, reprodu-lo nas imagens que ilustram o texto, mas recria-o e inventa-o também naquela medida em que o escritor decanta ou engravida a realidade de que se apossa com amor ou com raiva.
Sem qualquer ímpeto de desforço, este contarelo, um tanto biográfico, é obra de pura devoção."
(excerto da introdução)

"Tem doze anos, mas não deitou muito corpo para a idade. Ainda está a tempo. Um homem cresce até ao fim da vida, se não em altura, pelo menos em obras e ambições. E nisso promete.
Por voto do padrinho e assentimento dos pais, recebeu no registo o nome de Constantino. É um nome bonito, sim senhor. Na aldeia não há outro igual, e isso é bom, pensou a mãe; escusa uma pessoa de matar a cabeça como em certas casas em que os homens usam o mesmo nome e ninguém se entende."
(excerto do Cap. I, Pequeno labirinto de nomes e alcunhas)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Em falta a 1ª folha, antes do anterrosto.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário