06 março, 2012

ROMANOS, Manuel Mesonero - VELÁZQUEZ : FUERA DEL MUSEO DEL PRADO. Apuntes para un catálogo de los cuadros que se le atribuyen en las principales galerías públicas y particulares de Europa. Ilustrado con 64 fotograbados de Hanfstagengl, de Munich, y Laporta, de Madrid. Fotografias de Anderson de Roma; Morelli, Dixon y Gray & Davies, de Londres; Hanfstagengl, de Munich; Löwy y Gustavo Jagermayer, & Cie., de Paris; Alinari, de Florencia; Brogi, de Milán; Laurent y Amador, de Madrid &. Madrid, Imprensa de los Hijos de M. G. Hernández, 1899. In-8.º (20cm) de [4], 292, [8] p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Tiragem: 500 exemplares.
Edição esmerada, impressa em papel de superior qualidade e profusamente ilustrada com reproduções a p.b. de trabalhos de Velázquez.
Diego Rodríguez de Silva y Velázquez (1599-1660) foi um pintor espanhol - filho de um advogado de nobre ascendência portuguesa -, e principal artista da corte do Rei Filipe IV de Espanha. Artista de projecção mundial, existem pouco mais de cem obras reconhecidamente suas; o facto de quase nunca assinar os seus trabalhos, contríbuiu para que lhe fossem, constantemente, atribuídas obras de outros pintores.
Embora a sua pintura chame a atenção pela aparente naturalidade, não são fruto da simples observação, mas de uma elaboração intelectual, na busca de uma representação ideal do mundo em formas ideais.
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva a capa de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Com defeitos nas extremidades da lombada.
Raro.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário