29 março, 2012

ANTOLOGIA DE FICÇÃO CIENTÍFICA. Tradução dos contos e organização de Lima da Costa. Lisboa, Editora Arcádia Limitada, [1964]. In-8º (21cm) de 309, [5] p. ; B. Colecção “Antologia”, 17
A Ficção Científica – ou Antecipação, ou Fantasia Científica, ou ainda como é conhecida universalmente, «Science Ficcion» e «S. F.» - constitui o ramo mais recente da Literatura de Emoção, tendo mesmo já conquistado junto do grande público o lugar que durante longos anos coube à Literatura Policial. Porque entre nós, contudo, são ainda raros os admiradores da Ficção Científica, decidiu-se Lima da Costa a organizar a presente antologia fundamentalmente no sentido de estabelecer bases que permitam ao leitor interessado orientar-se entra a complexa produção do género, pois esta nem sempre atinge o nível literário mínimo que lhe seria de exigir; e é assim que, no prefácio, aparece mesmo esboçada uma breve história da «Science Fiction»..” (excerto da apresentação do editor) 
“Se percorrermos, mesmo só nas suas linhas gerais, a evolução da História da Literatura, poderemos surpreender, desde épocas remotíssimas, narrativas onde o lance fantasioso predomina quer sob a forma de rasgos sobre-humanos de coragem física, quer de raciocínios especulativos de cérebros privilegiados, quer, ainda, de acontecimentos insólitos. É o gosto dos leitores – aliás mero reflexo da atracção perene da inteligência pelo Desconhecido – a vincar a sua ânsia de se satisfazer.” (excerto do prefácio) 
Bom exemplar. 
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário