02 março, 2012

FONSECA, Quirino da - VIAGENS MARAVILHOSAS DE AVENTUREIROS PORTUGUESES DOS TEMPOS IDOS : Vulgarização de Episódios da História Marítima e Colonial dos Portugueses. [Prefácio de Júlio Dantas]. V. N. de Famalicão, Tipografia Minerva : Gaspar Pinto de Sousa & Irmão, 1935. In-8º (19,5cm) de XI, 251, [5] p. ; errata ; B.
Todos os exemplares são numerados e rubricados (chancela) pelo autor (Nº 271).
Episódios: I - A fusta de Diogo Botelho; II - O aventureiro mestre Afonso, cirurgião em 1565; III - O marinheiro Francisco Rodrigues, primeiro português que deu a volta ao mundo em 1522; IV - Aventuras de João Baptista, na dupla travessia de África, em princípios do século XIX; V - Nove meses em canoa, do Pará a Mato Grosso, no ano de 1750; VI - Portugueses de Elvas, que foram conquistar a Flórida, em 1538; VII - Bento de Góis vai descobrir o Grão Cataio, em 1603.
"Arqueólogo, filólogo, ensaísta, novelista, historiador das navegações portuguesas dos séculos XV e XVI, membro da Academia das Ciências, o sr. Comandante Quirino da Fonseca ocupa hoje, no quadro da cultura nacional, um lugar de superior relêvo." (excerto do prefácio)
Exemplar brochado em bom estado de conservação, por abrir; anterrosto com defeito no canto inferior direito.
Raro, com interesse histórico.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário