09 março, 2012

LOBATO, Gervasio - OS MYSTERIOS DO PORTO : Romance illustrado. Volume I [até V]. Porto, Empreza Litteraria e Typographica-Editora, [1890-91]. 5 vol. In-8º (19cm) de 400 p. (I), 396, [4] p. (II), 395, [5] p. (III), 394, [3] p. e 398, [2] p. ; il. ; E.
Edição ilustrada com belíssimos desenhos em extratexto por Manuel de Macedo.
Gervásio Jorge Gonçalves Lobato (1850-1895). "Figura muito popular do meio teatral e literário lisboeta da segunda metade do século XIX, nasceu a 23 de maio de 1850, em Lisboa, e morreu a 26 de maio de 1895, na mesma cidade. Autor, num curto espaço de tempo, de uma obra extensa e variada, foi jornalista, tradutor, comediógrafo e romancista, tendo sido comparado a Rafael Bordalo Pinheiro quanto ao humor e ao talento de caricaturista. Colaborou em vários periódicos da época, como o Diário de Notícias, o Diário da Manhã, o Jornal da Noite e O Ocidente, onde sucedeu a Guilherme de Azevedo na rubrica "Crónica dum ocidental". Os contornos realistas da sua crítica de costumes, exercitada nos romances e nas peças de teatro, são amenizados pelo tom displicente e pelo humor revisteiro." 
Manuel de Macedo Pereira Coutinho (1839-1915). "Aguarelista e ilustrador, discípulo de Anunciação e de Howell. Foi pintor, cenógrafo, gravador, caricaturista, distinguiu-se como ilustrador de excepcionais qualidades. Ilustrou das mais importantes obras, revistas do seu tempo. As suas obras encontram-se nos vários museus contemporâneos portugueses e em colecções particulares."
Encadernações em meia de percalina com ferros a ouro na lombada; s/ guardas de brochura.
Estimados.
Obra invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário