27 março, 2012

CASTRO, José de – O MAIOR CRIME DO REGIMEN : O Juizo d’Instrucção Criminal. As disposições d’esta vergonha nacional parecem inspiradas por Machiavel, escriptas por Torquemada, interpretadas e executadas por Telles Jordão. Lisboa, Composto e impresso na Typ. La Bécarre de F. Carneiro & C.a, 1910. In-8º grd. (24cm) de 23 p. ; B.
Opúsculo publicado em 1910, pouco meses antes da revolução republicana, oferecido pelo autor “ás almas piedosas e sinceras para as quaes a solidariedade humana é uma religião; e a todos os perseguidos (¹), cujas lagrimas se irão transformando atravez dos tempos em maldições tremendas contra os seus perseguidores.
(¹) O auctor d’este folheto pede todas as informações, referentes ao Juizo de Instrucção, as quaes lhe serão enviadas para o seu escriptorio. Servirão ellas de elementos para escrever a Historia da Nova Inquisição em Portugal.”
“Há um poder superior ao Poder, é a Lei.
O Poder que se rebella contra a Lei, é reu d’alta traição.
Quando o Poder se substitue á Lei, o Direito legitima a eliminação d’aquelle.
Os sujos calabouços do Juizo d’Instrucção Criminal teem produzido mais revoltados que a melhor escola d’anarchismo.
Procurar eliminal-os é um dever de civismo e mais ainda de humanidade.
A disposição do Codigo Penal relativa a associações secretas, agora usada como arma de perseguição, de há muito havia cahido em desuso.
O uso das armas como das leis, há muito postas de parte, é sempre desastroso para quem d’ellas se quer servir: fazem explosão.” (intróito)
Exemplar em bom estado geral de conservação; apresenta as capas cansadas, separadas dos cadernos, com pequenas falhas de papel nas margens.
Raro, com interesse histórico. 
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário