03 dezembro, 2011

VIALE, Antonio - DAVID TRIUNFANTE. Poema Heroico : Offerecido ao lIlustrissimo e Excellentissimo Senhor D. Vicente de Sousa Coutinho, Conde d'Alva. Por... LISBOA : Na Impressão Regia, 1819. Com Licença. In-8º (20cm) de [10], 23 p. ; B.
"Quando o architecto risca o desenho de um edificio, costuma sempre ajuntar-lhe um petipé, ou escala de palmo, que manifeste a vastidão da fabrica que elle se propõe construir; e o pequeno desenho deixa de parecer tal, logo que se observa a relação das proporções e idéas analogas concebidas pelo artista. Servindo-me deste simile que me ministra uma das Bellas Artes alliadas da Poesia, rogo aos Leitores que quando lêrem este pequeno poema, recorram á escala de palmo, i.e. aos doze annos que apenas conta de idade o seu juvenil autor; e então espero que relevarão benignos os deffeitos que lhe notarem; lembrando-se ao mesmo tempo que a mais perfeita pintura foi talvez na sua origem um bem informe debuxo." (nota de "o editor a quem ler")
"António José Viale (1806-1889), foi um erudito latinista e helenista de origem italiana, professor do Curso Superior de Letras de Lisboa, que se distinguiu pelas suas traduções do latim, do grego, do grego clássico e do italiano para português e do Português para latim. Entre outras obras produziu um versão de Os Lusíadas em latim e o Bosquejo Histórico-Poético, uma história de Portugal em verso hexâmetro. Foi sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa." (wikipedia)
Exemplar em bom estado de conservação; capa algo cansada.
Invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário