15 dezembro, 2011

CORRÊA, José Augusto - CIDADES DE PORTUGAL. Lisboa, Livraria Classica Editora de A. M. Teixeira & C.ta, 1907. In-8º (18cm) de 606, [2] p. ; E.
"O auctor deliberou percorrer as 29 cidades continentaes portuguezas, no intuito de tomar apontamentos e colher impressões para a factura d'este volume. A obra será incompleta e imperfeita, porém é verdadeira. Como nos seus anteriores livros de viagens, o auctor conta, descreve, aprecia e commenta o que viu e pessoalmente analysou. Os monumentos religiosos e profanos, as collecções publicas e particulares, artisticas e antiquarias, os estabelecimentos pios e outras curiosidades dignas de especial menção existentes em todas as cidades das oito provincias de Portugal; a historia, a situação topographica e o estado de civilisação d'essas povoações, eis os assumptos deste livro." (excerto de preambulo)
Cidades: Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castello Branco, Coimbra, Covilhã, Elvas, Evora, Faro, Figueira da Foz, Guarda,Guimarães, Lagos, Lamego, Leiria, Lisboa, Miranda do Douro, Penafiel, Pinhel, Portalegre, Porto, Santarem, Setubal, Silves, Tavira, Thomar, Vianna do Castello e Vizeu. 
Encadernação inteira de percalina com ferros a ouro na lombada.
Bom exemplar; as pastas e a lombada apresentam-se ligeiramente descoloradas. 
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário