19 dezembro, 2011

BRANDÃO, Júlio - POETAS E PROSADORES (à margem dos livros). 1ª série. Braga-Pôrto, Livraria Cruz, [1923]. In-8º (19cm) de 258 p. ; B.
Interessante conjunto de crónicas de crítica literária, aborda nalguns capítulos da obra figuras de relevo da literatura nacional como: Camões, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, etc.
"O momento actual é, em tudo, de velocidade e de vertigem. Dir-se-ia que o planeta gira mais apressado. A vida está cheia de ambições insofridas e de fumarada asfixiante? Tanto pior para os poetas e artistas, que precisam ainda, como os vélhos astrólogos, de contemplar longamente as estrêlas..." (excerto do preâmbulo do autor)
"Júlio de Sousa Brandão (1869-1947) foi um escritor e poeta português. Poeta simbolista, o autor respeita as regras desta estética literária, nomeadamente no que respeita à "liberdade do ritmo", ao recurso ao verso alexandrino (12 sílabas métricas), à diversidade estrófica, às aliterações, à rima rica, à diversidade e riqueza vocabular, refletindo a sua produção poética preocupações estéticas e formais, próprias da geração literária em que se enquadra. Prestigiado no meio literário, Júlio Brandão teve uma participação importante nos periódicos veiculadores da estética simbolista." (infopedia.pt)
Bom exemplar; capas oxidadas.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário