25 dezembro, 2011

RAVIGNAN, R.vo P.e – IDÉA DA EXISTENCIA DO INSTITUTO DOS JESUITAS : pelo… da Companhia de Jesus : vertida para portuguez por Antonio Ozorio de Campos e Silva. Lisboa : Na Imprensa Nacional. 1845. In-8º peq. (14,5cm) de [2], XVI, 157 p. ; E.
“A prudência tem suas leis, e tem seus lemites. Há na vida circunstancias, em que as mais preciosas e motivadas explicações, são para o homem uma obrigação sagrada. Devo confessa-lo. Desde que o podêr da falsidade e do engano tornou a usurpar entre nós um império que parecia estar já abolido, desde que os antigos rancores e os odiosos vocabulos vieram de novo a corromper a sinceridade da lingoagem, e a transtornar os direitos da justiça, eu sinto em mim a necessidade de declara-lo:  sou Jesuita, isto é, Religioso da Companhia de Jesus. Esta declaração solemne é em mim um devêr sagrado.” (excerto do prólogo do autor)
Gustave-François-Xavier de La Croix de Ravignan (Baiona, 1795-Paris, 1858) foi um jesuíta francês. Orador notável, de grande carisma, pregou na Catedral de Notre Dame, em Paris, Bélgica e Roma.
Meia encadernação coeva de pele com defeitos; s/ guardas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário